Quando a bateria começa a mostrar os primeiros sinais de falha ou para completamente, muitos motoristas procuram uma maneira de restaurá-la antes de trocar por uma nova. Hoje, no WM1, vamos discutir como reciclar baterias de carro e se vale a pena.
Como a prática de recuperar bateria de carro começou?
Recuperar difere de reformar a bateria
Antes de explicar o princípio de funcionamento da reciclagem de baterias de automóveis, é importante mencionar que este método difere da reforma de baterias.
No processo de reforma, as chapas de impressão em bom estado foram utilizadas – apenas as chapas de impressão ruins foram descartadas e substituídas.
Por fim, monte a bateria em uma nova caixa e coloque-a novamente no veículo. Para quem quer saber como reciclar baterias de automóveis, o método é o seguinte: primeiro, limpe o interior das peças (com bicarbonato de sódio).
Em seguida, coloque a solução e carregue lentamente. Nem a placa (boa ou ruim) ou a caixa foi substituída.
Se você decidir restaurar a bateria do carro, não o faça você mesmo. Por conter ingredientes perigosos, exige profissionais especializados em manutenção de baterias para limpeza e todo o processo.
Recuperar a bateria ainda vale apena?
Para quem quer saber como restaurar uma bateria de carro, é importante se perguntar se, de fato, vale a pena. Agora, vamos mostrar algumas lacunas para quem quer repor a bateria do carro, dê uma olhada!
Não da para garantir que o problema foi solucionado
Sim, reciclar uma bateria de carro não garante que ela volte a funcionar, ou se for recuperável, vai durar muito. Como já dissemos, nenhum dos componentes das peças foi trocado, portanto, devido ao longo tempo de uso, o risco dos componentes não funcionarem novamente após a limpeza é muito alto.
recuperar a bateria pode desvalorizar o veículo
Suponha que a escolha seja restaurar a bateria do carro e trabalhar novamente. Nesse período, você decide vender ou trocar seu veículo e enfrenta o problema da depreciação em relação ao veículo mostrado na tabela da Fipe. É possuir uma obra antiga e restaurada.
Portanto, a melhor opção é sempre substituir uma bateria nova. Portanto, as pessoas interessadas no seu carro perceberão que você é cuidadoso com o carro. Além disso, coloque-se na perspectiva do comprador: você compraria modelos usados com baterias recicladas?
Recuperar bateria de carro é mais barato?
Já que tentar reciclar baterias de carro tem sérias desvantagens, por que não comprar baterias novas? Para ilustrar o valor da substituição do novo serviço, mostraremos uma estimativa do custo entre os dois serviços.
Por ser um processo simples, é muito mais barato no início reciclar baterias de automóveis do que comprar peças novas. Porém, como já mostramos, as desvantagens e riscos desse processo acarretarão maiores prejuízos financeiros.
Em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2020, o preço estimado das baterias automotivas vai variar de acordo com o carro, modelo e marca selecionados. Em outras palavras, as baterias de caminhões serão muito mais caras do que as baterias de automóveis. Entre eles, o valor varia de 200 reais a 1.500 reais. Em qualquer caso, os especialistas recomendam substituir a bateria por peças novas em vez de restaurar as peças atuais. Portanto, o modelo não sofrerá desvalorização na revenda, após o que a bateria não terá a oportunidade de parar de funcionar imediatamente, e o bom funcionamento do veículo pode ser garantido.
Além disso, ao comprar novas peças em uma loja especializada, o motorista dará uma garantia caso algo dê errado posteriormente. Portanto, antes de tentar reciclar baterias de automóveis, avalie todos os pontos.