O veículo, projetado para eliminar a poluição do ar durante a condução, foi apresentado no Reino Unido no Goodwood Festival of Speed. Airo foi projetado pelo designer britânico Thomas Heatherwick e será colocado em produção na China em 2023 – tem cerca de 1 milhão de unidades produzidas.
O projeto radical visa resolver a crise espacial e o problema da poluição. comprovada pela pandemia Covid-19. No entanto, os críticos não acreditam que o carro seja mais que um carro-conceito. Heatherwick é conhecido por construir projetos como a sede do Google e projetou uma nova versão do icônico ônibus London Routemaster.
Em entrevista para BBC, Heatherwick revelou que sempre quis projetar um carro.
“Quando eu era criança, o valor do design era incorporado aos carros. Fosse o [Ford] Sierra na década de 1980 ou o [Fiat] Panda, algumas ideias importantes foram concretizadas por meio dos carros.”“Quando a IM Motors nos contatou na China, dissemos que não éramos designers de automóveis, e eles disseram: ‘É por isso que queremos você.’
A estreia do Airo
Ele fez sua estreia no Salão Automóvel de Xangai em abril, com um grande teto de vidro e design de interior que lembra uma sala e está equipado com cadeiras ajustáveis que se transformam em camas e mesas. Centro de conferências ou “catering”.
O volante está escondido no painel e o exterior do veículo apresenta uma série de amassados ou texturas em relevo. “Os fabricantes de automóveis estão lutando para produzir carros elétricos, mas um novo carro elétrico não deve ser apenas outro carro com aparência diferente”, disse Heatherwick.
“Não entendo como este carro dá uma contribuição significativa para resolver muitos dos problemas associados à propriedade e uso de automóveis”, disse Peter Wells, professor de negócios e sustentabilidade do Automotive Industry Research Centre, Cardiff Business School, no País de Gales, no Estados Unidos, para a BBC. Reino do Reino… “A contribuição deste carro para limpar o ar em nosso centro poluído é tão pequena que não pode ser medida.” “Torna-se óbvio quando comparamos a quantidade de ar que pode passar pelo sistema de filtragem do carro com o volume total de ar.”
Ele acrescentou à BBC que, além de esperar refletir o fluxo de ar no carro por meio da aparência em forma de onda, a grade frontal também será equipada com um filtro de ar, que “coletará partículas equivalentes a uma bola de tênis todos os anos”.
“Pode não parecer muito, mas pense nisso se você tiver uma bola de tênis nos pulmões. Ajuda a purificar o ar. Só há 1 milhão de carros na China, o que fará a diferença.” Ele disse que incorporar essa tecnologia é o “próximo estágio de desenvolvimento”. Espera-se que tenha modos de autonomia e controle do motorista.
Espaço alternativos para proprietários
A segunda ideia importante por trás do design do carro é servir como um espaço alternativo para os proprietários de carros. “Covid levantou a questão da crise de espaço. Muitos de nós moramos em apartamentos e casas e precisamos de mais espaço, escritório ou espaço de estudo”, disse Heatherwick.
Ele acrescentou que há 1 bilhão de carros no mundo usados apenas 10% do tempo, então eles têm espaço para se tornarem “bens imóveis valiosos”.