O Uber e o 99 têm discutido sobre o domínio dos aplicativos de transporte brasileiros. Com a disponibilidade de motoristas, alta demanda nas grandes cidades e preços mais baixos do que outros serviços de transporte privado, esses serviços se tornaram comuns para muitos brasileiros.
Os dois aplicativos funcionam de forma semelhante para solicitações de viagens: o usuário determina os locais de saída e chegada, a plataforma busca motoristas cadastrados nas proximidades e pode pagar virtual ou em dinheiro. Mesmo assim, existem diferenças entre as vantagens exclusivas de cada método. Para saber mais sobre os recursos e vantagens oferecidos, verifique a comparação!
Uber ou 99: categorias e recursos disponíveis
Esses dois aplicativos oferecem diferentes categorias de competições, desde a mais econômica até a opção de oferecer mais espaço interior aos passageiros, entre outros benefícios. No Uber, você pode usar os serviços UberX, Uber Comfort, Uber Black, Uber Taxi, UberVip e UberTransit. 99 segue um padrão semelhante, incluindo 99 Pop, 99 Comfort e 99 Taxi. Em ambos os casos, está integrado aos serviços de táxi.
Ao solicitar uma viagem, as opções fornecidas são semelhantes. Os usuários podem inserir paradas ao longo do caminho e compartilhar o valor do itinerário com outras pessoas. Quando o piloto atender ao pedido de corrida, o aplicativo fornecerá o nome da pessoa, modelo do veículo e placa do veículo. O preço é gerado automaticamente pelo sistema da plataforma, e o valor varia de acordo com a cidade, demanda do motorista e distância.
Em resposta à nova pandemia de coronavírus, as duas empresas também fornecem serviços de entrega de itens com motoristas registrados: Uber Flash e 99 Delivery. Basta solicitar a viagem pelo aplicativo, colocar os itens no carro e aguardar o término da viagem.
Uber ou 99: funções exclusivas
O Uber permite que você use o próprio aplicativo para duas outras funções de entrega importantes: pedidos em restaurantes e compras de supermercado. Integrado ao Uber Eats, permite aos usuários concentrar essas diferentes funções em um mesmo aplicativo como referência para qualquer necessidade de transporte. No entanto, a função de entrega ao mercado ainda está limitada a algumas metrópoles do Brasil.
Por sua vez, o 99 possui um sistema de entrega de alimentos denominado 99Food. No entanto, a cobertura do serviço ainda está limitada a algumas cidades e não está integrada com o aplicativo principal. O recurso exclusivo que mais chama a atenção é o 99Pay, uma carteira virtual. Seu saldo pode ser recarregado com um cartão de crédito ou recibo do banco. A carteira é usada para pagar viagens no aplicativo, contas ou recarregar seu celular, oferecendo descontos e dinheiro de volta.
Uber ou 99: disponibilidade
Essas duas aplicações continuam a se expandir vigorosamente em todo o país. Porém, neste caso, 99 tem uma vantagem. O Uber fornece serviços para mais de 500 cidades no Brasil, 99 das quais cobrem mais de 1.000 cidades em todo o país. Devido à integração com os serviços de táxi, a empresa conseguiu melhores serviços no Brasil.
Uber ou 99: formas de pagamento
Nesta categoria, o aplicativo oferece novamente opções semelhantes. Para pagar diretamente pelo celular, as duas empresas permitem o cadastro de cartões de crédito ou débito, PayPal ou a utilização de saldos na plataforma. 99 usa a carteira virtual do 99Pay, enquanto o Uber fornece dinheiro ao Uber, que pode ser recarregado com um cartão pré-pago.
Você pode pagar pessoalmente em dinheiro ou com 99 cartões de crédito e débito. Com o Uber, os pagamentos presenciais só podem ser feitos em dinheiro.
Esses dois aplicativos também oferecem serviços exclusivos para a empresa, permitindo melhor controle de viagens e reembolsos, além de criação de vouchers para os funcionários. Além disso, as viagens podem ser divididas em viagens pessoais e viagens profissionais.
Uber ou 99: medidas de segurança
Nessas duas aplicações, a segurança dos passageiros e motoristas é um ponto importante e as funções integradas podem ajudar a concluir esse processo. Para se tornar condutor na plataforma, é necessária a atualização de documentos como “Carteira Nacional de Habilitação” e “Cadastro e Carteira de Veículos” (CRLV). Os passageiros podem compartilhar rotas e incluir contatos confiáveis em situações de emergência.
As duas empresas utilizam métodos de segurança semelhantes, como reconhecimento facial do motorista, seguro contra acidentes, botões de emergência e atendimento 24 horas. 99 oferece aos motoristas a possibilidade de instalação de câmeras da empresa para registro de ocorrências. Por sua vez, o Uber possui um sistema de pontuação que pode gravar áudio durante a viagem, e tem a função de inserir um código ou PIN para confirmação e início do jogo.