O Toyota Land Cruiser está em alta demanda desde seu último lançamento em setembro passado. Mas agora a montadora diz que novos compradores do modelo no Japão podem ter que esperar até quatro anos para receber as entregas do veículo. No lançamento, a Toyota tinha 21.500 pedidos no Japão, quando se esperava que as vendas fossem de apenas 5.000 por ano.
O Toyota Land Cruiser ganhou notoriedade nos últimos anos por ser utilizado por grupos terroristas, principalmente o Talibã no Afeganistão, na década de 1990. Os problemas de imagem da marca são tão graves que a montadora agora exige que os compradores do Land Cruiser assinem uma cláusula se comprometendo a não revender o carro por um ano. O medo é que os modelos sejam exportados onde a comunidade internacional enfrenta restrições comerciais.
Toyota Land Cruiser e sua estranha fama
A Toyota disse que o Land Cruiser foi bem recebido não apenas no Japão, mas também em todo o mundo, e pedimos desculpas pelo fato de que espera-se que demore muito tempo para entrega após o recebimento do pedido. “Pode ser daqui a cerca de 4 anos.
Faremos o possível para diminuir o prazo de entrega para nossos clientes, obrigado pela compreensão.” A crise global de escassez de oferta não foi citada como uma das razões para o atraso. Se outros mercados serão afetados também é desconhecido.O Lexus LX 600, que é construído na mesma fábrica que o Toyota Land Cruiser, também pode sofrer atrasos, embora seja vendido em menos mercados.