Embora já tenha se tornado uma realidade em vários lugares do mundo, ver um carro “dirigindo sozinho” é até impressionante. Desta forma, um jovem ficou surpreso quando gravou um motorista cujo Tesla Model 3 parecia estar dormindo no volante. O carro elétrico foi conduzido na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, sem a intervenção do motorista.
Este vídeo se tornou viral rapidamente na Internet. O vídeo mostrava um homem com o assento inclinado para trás, sem as mãos apontando na direção. Em gravações postadas no canal Rede Caparaó e no Youtube, a pessoa que descobriu a situação tentou acompanhar Tesla e mostrou a posição do banco e a mão do motorista. “Este é o futuro”, exclamou ele a certa altura, surpreso com o que viu.
Sistema atual exige mãos no volante
Apesar do impacto, este é um incidente muito sério. Isso porque, segundo o próprio Tesla, o sistema atualmente considerado como Nível 2 exige que o motorista coloque as mãos no volante. Em outras palavras, essa tecnologia apenas fornece melhor assistência ao motorista – não 100% de autonomia.
Nesse caso, oito câmeras e doze sensores permitem que o veículo acelere, vire e freie automaticamente na pista. No entanto, o próprio site da marca alerta que “essas funções requerem supervisão ativa do motorista e não podem fazer o carro andar de forma autônoma”.
Tirar as mãos da direção é contra a lei
Como não é totalmente autônomo, não é aconselhável remover as mãos do volante quando o piloto automático de Tesla é ativado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a legislação considera que dirigir com uma das mãos é ilegal. Claro, com exceção de mudança de marcha, fazer sinais, etc.
Portanto, dependendo da situação, o motorista pode receber multa gravíssima de R$ 293,47. Além disso, a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) também conta com 7 pontos.
Quanto ao problema de dormir no volante, a lei não menciona essa situação. No entanto, o Artigo 166 estipula que dirigir um veículo sem um estado físico ou mental também é um delito muito grave.