É comum que proprietários de veículos com pneu aro 13, aro 14 ou outros tipos tenham dúvidas em relação à calibragem. A informação precisa sobre a necessidade de cada pneu é desconhecida por muitos motoristas, que calibram os seus de qualquer forma, e na maioria das vezes com mais pressão do que o necessário.
Por essa razão, conhecer a tabela de calibragem de pneus é fundamental para que o motorista coloque a pressão correta e não tenha que arcar com os prejuízos que o erro no momento de calibrar pode causar. Então, acompanhe este post para entender porque a calibragem é tão importante e como realizá-la corretamente!
Calibragrem de Pneu: para que serve e como funciona?
A calibragem é um tipo de ajuste realizado nos pneus do veículo para que os mesmos possam rodar com um bom desempenho e segurança. O ato de calibrar se trata de reduzir ou aumentar a pressão presente no interior dos pneus. Esse processo, de forma rápida, pode ser feito pelo próprio motorista do veículo.
Mas a calibragem não deve ser feita de qualquer forma. É importante que o motorista saiba inserir no calibrador apenas a pressão necessária para os pneus realizarem adequadamente sua função. Daí, vem a importância de conhecer a tabela de calibragem dos pneus, já que em alguns momentos será preciso reduzir e em outros aumentar a pressão dos pneus.
A importância da tabela de calibragem de Pneus
A sua importância está relacionada a quantidade de pressão que deve ser inserida no calibrador. Ela contém dados sobre a pressão ideal para cada tipo de pneu e mostra como calibrar o veículo em situações que ele esteja mais leve ou pesado.
Um pneu murcho, com pouca pressão, se torna mais pesado e consequentemente mais difícil de rodar. Isso aumenta o gasto do motorista com combustível e gera mais desgaste nas laterais do pneu.
Já um pneu muito cheio, com calibragem elevada, tem menos aderência com o solo. Isso provoca desgaste no centro do pneu e prejudica a dirigibilidade do motorista. Portanto, conhecer a tabela de calibragem é fundamental para que os pneus tenham sempre a pressão correta e, com isso, seu veículo se mantenha em condições adequadas.
Calibrar Pneus: como fazer?
Não espere o pneu secar para fazer a calibragem. O ideal é que ela seja feita quinzenalmente, já que a medida que os pneus rodam, tendem a secar, principalmente por conta das variações de temperatura que ocorrem quando o veículo está em movimento.
Se você perceber que o seu veículo não está tendo o desempenho que normalmente tem na pista, também é sinal de que é preciso fazer a calibragem. Mas isso provavelmente não acontecerá caso você mantenha os pneus sempre calibrados conforme a tabela.
Agora que sabe como ler a tabela, você pode deixar os seus pneus com a pressão exata que necessitam e, assim, evitar danos ao veículo e até mesmo garantir uma melhor e mais segura experiência de condução.
Saiba como ler a tabela de calibragem!
A leitura é feita de forma simples. Por exemplo, na tabela consta a medida. 195/55 R15 – 2.0/29. Isso quer dizer que é um pneu aro 15, radial, com 195 milímetros de largura e 55% disso de altura de banda de rodagem.
A calibragem vem logo em seguida, então, na referência, 2.0 é a medida em BAR, que é mais usada na Europa. No Brasil, utilizamos o PSI que nesse caso equivale a 29. Portanto, no exemplo citado, a calibragem deve ser de 29 PSI no pneu traseiro e 28PSI no dianteiro, que deve ter uma pressão menor.
Pneu Aro 12: quantas libras precisa?
Se você deseja saber como calibrar o seu pneu aro 13, basta consultar a tabela de calibragem. O ajuste pode variar conforme o peso que o carro vai carregar, ou seja, quanto mais peso, mais pressão é utilizada para calibrar o pneu. Se não tiver muito peso, 29 libras são suficientes para calibrar um pneu destes.