A produção automotiva brasileira está passando por um momento difícil. Depois de quase uma década de alta, a indústria agora enfrenta incertezas e preocupações sobre seu futuro. Apesar das dificuldades, há boas notícias: um novo estudo mostra que a retomada da produção automotiva só deve acontecer após 2025.
Continue lendo para saber quais são as previsões para a recuperação desse setor e o que isso significa para o mercado de carros no Brasil.
Retomada da Produção Automotiva
As montadoras ao nível mundial devem retomar os níveis de produção pré-pandemia apenas após 2025, segundo estudo realizado pelas consultorias Roland Berger e da Lazard. A entrega de veículos novos, embora esteja em alta e fechar 2022 com 80,6 milhões de unidades e 2023 com 84,9 milhões de veículos, ainda deve seguir abaixo do patamar de 2018 (94,2 milhões).
O estudo também alerta que uma possível guerra entre China e Taiwan pode derrubar a produção mundial de veículos em até 90%, devido à sua grande influência na produção global de semicondutores e microcontroladores automotivos.
Estruturação para recuperar níveis pré-pandêmicos
Diante deste cenário, as montadoras precisam se preparar para um período longo de reestruturação para recuperar os níveis de produção pré-pandemia. Estimativas indicam que a indústria automotiva só retornará aos níveis pré-pandêmicos em 2025.
Apesar de o cenário atual ser otimista, com vendas sob dura negociação e demanda reduzida, os custos com matérias-primas, energia e semicondutores aumentaram durante o período mais grave da Covid-19 e na guerra na Ucrânia, permanecendo sem perspectiva de baixar no curto prazo.
Quais fatores podem afetar diretamente o setor?
Uma possível guerra entre China e Taiwan pode causar um grande impacto na indústria automotiva devido à sua influência na produção global de semicondutores e microcontroladores automotivos.