Estacionar nas ruas de shopping centers, prédios de apartamentos modernos ou até mesmo grandes cidades costuma ser uma tarefa assustadora, pois os espaços costumam ser muito apertados. Então imagine se a tarefa fosse parar o maior carro do mundo, que não tem menos de 30,5 metros de comprimento? Esse é o problema que os donos enfrentam quando colocam “possessividade” na rua. O que é esse carro que agora ocupa a maior posição do mundo? De acordo com o popular Guinness Book of World Records, é uma versão (muito) esticada do Cadillac Fleetwood Eldorado Convertible.
Para você ter uma ideia melhor do que todas essas dimensões representam, imagine um Chevrolet Onix. O hatch é um dos mais vendidos no Brasil em 2021, com 3,93 metros. Em outras palavras: para estacionar o maior carro do mundo, você precisa encontrar um espaço que possa conter cerca de 10 escotilhas GM seguidas. É complicado, não é?
Como é o maior carro do mundo?
Uma versão alongada do Cadillac Fleetwood Eldorado Convertible foi construída em 1986 e continua sendo o maior carro do mundo desde então. Não é à toa que ele ocupou o cargo por quase quatro anos.
O carro foi construído a partir de um Cadillac Eldorado “regular”, mas tinha nada menos que 12 eixos e 26 rodas. Para impulsionar este carro de 10 toneladas, não um, mas dois V8s são necessários sob o capô.
O mais estranho de tudo: o maior carro do mundo é tão grande que precisa de dois motoristas para dirigi-lo – um motorista convencional e um motorista traseiro que dirige o eixo final e evita que o carro fique preso lá.
O interior do Cadillac Fleetwood Eldorado Convertible é certamente cheio de luxo e sofisticação. O maior carro do mundo tem uma pequena sala de estar, banheira de hidromassagem e até uma piscina com cama elástica e cama king-size. Do lado de fora, surpreendentemente, há um espaço de heliponto separado.
Quem criou o maior carro do mundo?
O “pai” do maior carro do mundo é conhecido por sua associação com veículos personalizados. O colecionador Jay Ohrberg é responsável pelos icônicos carros de TV e cinema.
Ele foi o responsável por conseguir o Dodge Charger da série Os Gatões, um carro falante do KITT conhecido no Brasil como Supermáquina; alguns modelos do Batmóvel, carro do Batman; e até o imortal DeLorean, trilogia De Volta para o Futuro, que viaja no tempo e espaço.
Que fim levou o maior carro do mundo?
A má notícia para quem sonha em ver o maior carro do mundo nas ruas americanas é que ele não está mais em circulação. O projeto de US$ 4 milhões ficou abandonado por vários anos em um armazém na área de Nova Jersey.
Em 2014, foi a leilão e foi totalmente remodelado, mas teve uma curta permanência na rua. Desde então, pode ser encontrado no Autoseum Automotive Teaching Museum, em Nova York.
O maior carro do mundo vira “cobaia” para os alunos do curso de restauração de automóveis, e quem sabe, um dia, voltará a mostrar suas proezas nas ruas.