As trocas frequentes de óleo são essenciais para o funcionamento normal de qualquer veículo, seja uma motocicleta, carro ou caminhão. O óleo do motor é responsável por lubrificar e proteger as peças móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste prematuro das peças do motor.
Além de prevenir o desgaste, o óleo também desempenha um papel importante no controle do calor gerado pelo motor e não transfere o calor para outros sistemas. Com tantas funções, o motorista deve ter cuidado e trocar o óleo com a frequência indicada. Evite custos adicionais incorridos com a manutenção do veículo, entenda a importância da troca de óleo, como realizar a substituição e técnicas de manutenção.
Na troca de óleo verifique a qualidade e desempenho
A troca do óleo pode garantir o bom desempenho de todo o sistema do carro. Isso ocorre porque o óleo do motor passa por várias peças durante o uso e, com o tempo, obtém componentes que prejudicam diretamente a qualidade necessária para o bom funcionamento do motor.
Com o tempo, o nível do óleo diminuirá devido ao consumo, mas, além disso, será contaminado pelos subprodutos da combustão do combustível – o que fará com que o óleo perca suas propriedades lubrificantes. Com isso, o óleo fica mais ácido e corrói o sistema, o que comprova a importância da troca do óleo.
Como fazer a manutenção do óleo
Recomenda-se trocar o óleo de acordo com o número total de quilômetros rodados, mas prestar atenção na qualidade e no nível do óleo ajudará a evitar danos ao carro. Para verificar o nível do óleo, você deve esperar pelo menos cinco minutos após o motor ser desligado e, em seguida, usar a vareta do motor para verificar se o óleo está entre as duas marcas (máximo e mínimo). O nível correto está bem no meio entre eles: muito baixo, ocorrerá lubrificação insuficiente; muito alto, o óleo pode vazar e danificar as peças.
O tipo de óleo é sempre indicado pelo fabricante e é necessária quilometragem suficiente para uma substituição total. Outro ponto importante é que o filtro seja trocado pelo óleo, ou a cada duas vezes. Portanto, você pode evitar que impurezas entrem no motor. Se você não prestar atenção ao filtro adequadamente, poderá dificultar a passagem do óleo devido à grande quantidade de sujeira nele, resultando em falha de lubrificação.
Onde fazer a troca de óleo
Se o seu veículo atingiu a quilometragem recomendada para troca de óleo, o melhor método de manutenção é solicitar a manutenção de uma empresa profissional. Portanto, você pode garantir que o serviço funcionará bem.
A CP Fabbri oferece serviços de troca de óleo, realizados por especialistas com a agilidade e excelência que você merece. Dessa forma, você pode dirigir no mesmo dia sem esperar. Além disso, a Center Peças Fabbri também oferece as melhores marcas de autopeças para tornar a direção mais agradável e segura.