Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Por que os preços dos carros dispararam no mundo

0

Antes da pandemia Covid-19, quando a cadeia de produção e distribuição de automóveis funcionava como uma engrenagem perfeitamente lubrificada, os consumidores podiam escolher a marca e o modelo que desejassem. Agora, quando há uma escassez sem precedentes de carros ao redor do mundo, os compradores colocam seus nomes na lista de espera, e pode levar meses para comprar um carro.

Essa escassez levou a um aumento no preço de alguns carros novos e no preço de carros usados. Os grandes fabricantes produzem cada vez menos carros porque não há semicondutores suficientes no mercado, o que é uma parte importante de sua produção. Além disso, as empresas de tecnologia também têm grande demanda por chips, desde eletrodomésticos, computadores e telefones celulares até consoles de videogame.

A professora da Escola de Negócios da Universidade Estadual do Colorado, Susan Golicic (Susan Golicic) disse: “A indústria de semicondutores está tentando acompanhar a demanda, mas simplesmente não consegue.” para escolher quais modelos estão na linha de produção e quais modelos são excluídos.

Schweilly, professor da Harvard Business School, disse à BBC News World que a escassez afetou toda a cadeia de manufatura da indústria automotiva. Ou seja, afeta todas as empresas fabricantes de autopeças. “Isso teve um impacto sobre os empregos gerados por todos os negócios relacionados à fabricação de automóveis. Como resultado, as consequências se espalharam rapidamente.” Em países com marcas como Toyota e Nissan, a escassez de peças levou a uma queda anual de 46% nas exportações da indústria em setembro, o que mostra claramente a importância da indústria automobilística para sua economia.

Alta de preços

“Nos Estados Unidos, o preço dos carros está mais alto do que o normal porque alguém está disposto a fornecer mais”, disse Menahof. Como não há produtos novos suficientes no mercado, a demanda por carros usados ​​aumentou, resultando em um custo médio de carros usados ​​nos Estados Unidos superior a US $ 25.000. Na verdade, disse Susan Golicic, o valor médio de um carro aumenta cerca de US $ 200 por mês.

A mesma coisa está acontecendo em outras partes do mundo. Por exemplo, o México é o quarto maior exportador de automóveis do mundo e o sétimo maior fabricante. O país exporta cerca de 80% de seus produtos, é líder na indústria automobilística latino-americana e enfrenta os impactos de uma escassez mundial na fabricação de automóveis. Guillermo Prieto, presidente da Associação Mexicana de Concessionárias de Automóveis (AMDA), disse que o preço dos carros novos aumentou cerca de 9%, enquanto o mercado de carros usados ​​(não mais de cinco anos) também registrou aumentos de preços.

“Esta é uma carência enorme”, disse ele. Isso tem forte impacto no mercado de trabalho, pois considerando todas as empresas fornecedoras de peças e serviços, o setor gera 2 milhões de empregos diretos e muitos outros indiretos. Além da escassez de automóveis, há outro fator: o aumento da entrada ilegal dos chamados “caminhões de lixo” dos Estados Unidos. São veículos em más condições, não há compradores na maior economia do mundo, mas conseguiram atrair interessados ​​além da fronteira.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais