Tenho certeza de que alguém lhe disse ou você percebeu que entrar em um carro pelo Uber ou 99 é mais difícil do que o normal. As reportagens se multiplicaram, tanto no local quanto na internet, em diferentes pontos do país. Vários motoristas entrevistados disseram que esse é um problema real, não apenas como os consumidores se sentem.
Na verdade, muitos problemas, como o aumento do preço da gasolina e do aluguel de automóveis, têm se acumulado e afetado a atividade, tanto que alguns profissionais questionam se vale a pena prosseguir na atividade de driver de aplicação. Além disso, embora a empresa não tenha confirmado as possíveis alterações na tarifa básica, quando a cotação é reduzida, o atendimento ao cliente final fica mais caro.
Combustíveis
O plano prevê o estabelecimento de um comitê gestor, um colégio interdepartamental composto por uma secretaria nacional e instituições da sociedade civil com controle externo. No campo das políticas públicas de assistência social integral, especialmente nas áreas de saúde, educação e trabalho, dependerá do comitê o desenvolvimento e a implementação de diretrizes para as ações de proteção social.
O presidente da Associação Paulista de Motoristas de Aplicativos (Amasp) afirmou que o aumento contínuo dos preços dos combustíveis sufoca as margens de lucro dos motoristas e agrava a situação que já era grave antes da pandemia. Na esfera estadual, a categoria está negociando financiamento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a instalação de veículos a gás natural (GNV) em até 60 mil veículos da categoria. “Isso ajudará a reduzir custos e as emissões dos carros que trabalham na indústria”, disse ele.
Aluguel de veículos
Outro custo fixo da maioria dos drivers de aplicativos, o aluguel de automóveis também foi reajustado em 2021. Além disso, embora os clientes possam negociar prazos diferentes a cada mês, a tabela a seguir mostra a tendência de alta dos preços.
O mercado está sendo equilibrado pela oferta e demanda porque a recuperação econômica está impulsionando a demanda por carros de aluguel Do lado da oferta, algumas das principais empresas de leasing do país (Localiza e Unidas) aproveitam os altos preços dos carros usados para acelerar as vendas e reduzir a frota disponível. As pequenas empresas não podem oferecer melhores condições aos consumidores devido às restrições à compra de carros novos devido à crise do chip.
Reajustes com os apps
O relacionamento com a empresa prestadora do serviço não é um assunto recente, mas é igualmente difícil para o dia a dia de trabalho nesta categoria. “O Uber não reajusta as tarifas desde 2015, e 99 afirmou que vai isentar de taxas de motorista neste período e aumentar os descontos para passageiros.
No final, o traslado continua o mesmo”, “Procuramos manter o diálogo. Sempre mandamos uma série de dados e informações para a empresa. O que imploramos é que haja pelo menos um reajuste após a inflação.”
Outro lado da história
Em nota, 99 afirmou que “não registrou alterações no número de motoristas cadastrados, mas devido à reabertura de cidades e à adoção de automóveis para aplicações de nível C, a demanda por serviços aumentou”.
Ele também disse: “Como a situação econômica pressiona o valor do combustível, ela esteve e ainda está disposta a dialogar para reduzir o impacto agora”.
Entre outras medidas, a empresa anunciou que ofereceu aos motoristas um desconto no combustível de mais de 3 milhões de reais, zerou a tarifa de intermediação em uma data ou horário específico e revisou a política de cancelamento para evitar que motoristas parceiros violem as regras da plataforma.