Como o mercado tem exigências cada vez maiores por motocicletas com aparência diferenciada, a demanda por modelos com charme retrô também é cada vez maior. Tanto que a Royal Enfield confirmou a chegada do novo Meteor 350 aqui. E essa onda está se espalhando por todo o mundo. Na Índia, a Yamaha lançou o FZ-X FI baseado no FZ FI 150. Esta opção ocupa a mesma posição que a Yamaha Fazer 150 nacional.
Embora tenha a mesma base que a FZ FI tradicional, a FZ-X FI é mais longa e mais larga do que a bicicleta na qual se baseia. De acordo com a Yamaha, esta opção foi deliberadamente adotada para fornecer uma posição de pilotagem mais confortável, guidão maior e ergonomia mais refinada. Mas uma das vantagens da novidade está em sua aparência.
Destaques da nova YAMAHA FZ-X
A nova Yamaha FZ-X FI indiana consegue misturar alguns elementos da scrambler clássica com elementos mais modernos. Existem coletores de pó na forquilha dianteira, bancos quase planos e blocos de faróis redondos, mas a iluminação já conta com faróis diurnos em LED e faróis com projetor. O tanque também é novo, além de fornecer um recorte para o joelho do piloto, tem uma aparência maior e mais robusta. Finalmente, as bicicletas têm pneus mais largos.
O resultado final é que o FZ-X FI parece muito maior do que realmente é. Embora a aparência remeta a modelos com deslocamento de 250 ou mais, o motor é muito parecido com o Yamaha Fazer 150 nacional. É um cilindro monocilíndrico de 149 cm³, refrigerado a ar, com comandos aéreos para duas válvulas, acionados por corrente. Na Índia, a marca afirma uma potência de 12,6 cv, um torque de 1,33 kgfm e uma transmissão mecânica de 5 marchas.
Outro trunfo da Yamaha FZ-X FI da Índia é o preço. Ele está disponível em duas configurações: com ou sem conexão Bluetooth, com preço de 116.000 rúpias e 119.000 rúpias, respectivamente. Na conversão direta, isso equivale a 7.811 reais e 8.013 reais. Apesar do preço mais baixo, a Xinqi tem uma lista de equipamentos padrão melhor do que muitas motocicletas nacionais básicas.
O FZ-X FI pesa 139 kg, luzes traseiras LED padrão, rodas de liga leve, pneus alargados, freios a disco dual-wheel, ABS dianteiro, painel de instrumentos digital com tacômetro, tanque de combustível de 10 litros e bancos a 810 mm acima do solo. Ao contrário das pequenas motocicletas no Brasil, onde não há segmento de alto padrão, a Yamaha Índia fornecerá a FZ-X FI e a XSR 155, sendo esta última a motocicleta retro global da empresa.