Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Perda de placa: Saiba como regularizar a situação em casos de enchentes no estado de SP

0

O trânsito intenso e as inundações constantes deixam muitos motoristas atordoados com as consequências: perda de placa. Mas, não há porque se desesperar! Neste artigo, vamos te mostrar como regularizar essa situação e garantir a tranquilidade de que precisa no Estado de São Paulo.

Venha conhecer as melhores dicas e informações para ficar com seu carro legalizado!

Exigências Legais para a Circulação de Veículos

CaracterísticaDescrição
Registrar um BOBoletim de Ocorrência na Polícia Civil ou por meio da Delegacia Eletrônica
Conversão para o novo formatoRealizar a conversão para o novo formato da placa
Emissão de laudo de vistoriaIr até uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para emitir um laudo de vistoria veicular
Solicitação de segunda via de placasAgendar o serviço de emissão da segunda via de placas pelos canais digitais do Detran.SP, Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital
Circular sem placasCircular sem qualquer uma das placas (dianteira/traseira)

Como regularizar a situação de perda da placa do veículo em caso de enchentes?

O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil ou por meio da Delegacia Eletrônica. Se o veículo estiver com a placa anterior, será necessário realizar a conversão para o novo formato. Depois disso, é necessário ir até uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para emitir um laudo de vistoria veicular.

como regularizar a situacao de perda da placa do veiculo em caso de enchentes
Emplacamento de carro. Fonte/Reprodução: original.

Após isso, é necessário agendar o serviço de emissão da segunda via de placas pelos canais digitais do Detran.SP, Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. No dia agendado, o proprietário deverá comparecer à unidade de atendimento onde o veículo está registrado para levar os documentos necessários para a solicitação do serviço.

Quais são as consequências de circular sem placas?

Circular sem qualquer uma das placas (dianteira/traseira) é considerada uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira, multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo. Por isso, o Detran.SP orienta os motoristas a não circular sem as placas até que a situação seja regularizada. 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais