Único e raro no mundo. Cada um ganha um lugar na lista por um motivo diferente: edição limitada, curiosidade de fabricação, importância histórica. Agora, dividimos os 10 carros mais raros do mundo em uma categoria: exclusividade. Alguns dos modelos que você verá abaixo foram produzidos com apenas uma unidade, então se encaixa perfeitamente no conceito de raridade.
Maybach Exelero
O modelo mais raro do mundo que pode literalmente entender adjetivos. Estamos falando do Maybach Exelero, que é apenas uma unidade e foi produzido pela Mercedes-Benz em 2005 em parceria com a fabricante de pneus Fulda.
Alimentado por um motor V12 5.9 twin-turbo de 700 cavalos de potência, o desempenho impressionante do Exelero entrou para a história em 1º de maio de 2005. Na época, o piloto Klaus Ludvig atingiu 351,4 km/h, estabelecendo um recorde mundial de velocidade para um carro de luxo de série.
O preço estimado do carro é de 47 milhões de reais. Proprietário? Curiosamente, ninguém sabe, mas dizem que pode estar na garagem do rapper Birdman depois de se envolver no clipe de Jay-Z.
Icona Vulcano Titanium
Outro grande carro fabricado na Itália combina perfeitamente com o adjetivo raro pelo mesmo motivo do Mercedes-Maybach Exelero: exclusividade. Fabricado em 2013, o Icona Vulcano Titanium tem corpo em titânio e pode atingir velocidade máxima de 350 km/h.
Samuel Chuffart, o designer responsável pela criação do Icona Vulcano, explica o conceito do único exemplar existente no mundo: “O maior desafio do design é saber encontrar o equilíbrio entre beleza e poder. Basta olhar para a grandeza da simplicidade , acertamos a posição.”
Phantom Corsair
O Phantom Corsair tem um design futurista, mas não se engane. A única unidade de produção deste sedã de duas portas, mas com capacidade para 6 passageiros, remonta a 1938. O carro, fabricado pela Bohman & Schwartz em Pasadena, Califórnia, não tem maçanetas e tem bússola e altímetro no painel.
A ideia da marca era lançar o carro em 1939, mas a morte do designer Rust Heinz enterrou o projeto e deixou o exemplo acima como o único já produzido no mundo. Hoje está em exibição no Museu Nacional do Automóvel em Nevada, EUA.
Aston Martin DBR1
O Aston Martin DBR1 produziu mais de uma unidade, mas não muitas. Apenas 5 exemplos de carros esportivos projetados para serem campeões de pista foram construídos. e conseguiu.
O Aston Martin DBR1 nasceu em 1956 com um motor 2,5 litros de 6 cilindros e 250 cavalos de potência. Em seu currículo, além de vencer as tradicionais 24 Horas de Le Mans em 1959, ele também conquistou seis títulos “mundiais esportivos” na década de 1950.
Lamborghini Veneno
Apenas 5 deste bad boy de rua foram feitos, então o Lamborghini Veneno faz parte dos 10 carros mais raros do mundo. Ele foi projetado para comemorar o 50º aniversário da marca e em 2013 tinha um V12 de 6,5 litros sob o capô com “apenas” 750 cavalos de potência.
A história conta que dos cinco Lamborghini Venenos construídos, apenas três foram vendidos, e os outros dois estavam sob o controle da própria montadora.