Mesmo antes de a pandemia impor novos obstáculos à indústria automobilística, essa situação já era desafiadora para as montadoras. Regulamentações de emissão de poluentes cada vez mais rígidas tornaram os custos de desenvolvimento mais caros, e a demanda por novos equipamentos de segurança também tornou os carros mais caros.
Além de tudo isso, alguns países estabeleceram uma data para proibir a venda de carros em chamas, acelerando ainda mais o custoso processo de eletrificação de carros.
Porém, embora essas datas ainda não tenham chegado, e alguns desses requisitos ainda não tenham entrado em vigor, o mercado brasileiro continua a ver mais de 10 anos de mercado de modelos que continuam aparecendo nas lojas, com distância de 0 km. Sem falar em carros como o antigo Fiat Strada, sendo descontinuado no início de 2021, o que significa literalmente um projeto que começou no último milênio.
Mas as picapes não estão sozinhas. Carros de várias montadoras estão no mercado há muito tempo, e alguns carros que você nem lembra ainda estão à venda. Listamos esses modelos mais antigos (ou veteranos, se desejar) separadamente, e esses modelos ainda são vendidos a 0km no mercado brasileiro.
Nissan V-Drive
Se você achar o nome estranho após olhar a foto, vai ter certeza. O Nissan V-Drive é apenas uma geração mais antiga do Versa. Essa mudança ocorreu em meados do ano passado, e a expectativa é que chegue uma nova geração agora importada do México.
O modelo “antigo” continuará sendo produzido no Brasil com o novo nome. No entanto, o Nissan V-Drive foi lançado em nosso mercado em 2011 e ainda se chama Versa hoje, e foi concluído aqui há dez anos. Hoje, oferece opções de motor 1.0 ou 1.6.
Tem um motor flexível e sem turbocompressor ou equipamento auxiliar elétrico de qualquer tipo. Você pode escolher uma transmissão manual de 5 marchas ou uma transmissão automática CVT. Seus preços variam entre R$ 63.490 e R$ 71.990.
Volkswagen Amarok