Com tanto carro premium chegando ao mercado com câmbios automáticos que vão até 10 velocidades, o óleo lubrificante do sistema precisa de mais atenção que o normal.
Como funciona o cambio automático?
Os componentes usam um fluido de baixa viscosidade, importante para oferecer proteção economia e evitar o desgaste prematuro dos componentes.
Cada sistema de transmissão automática precisa de um fluido específico, e isso precisa ser respeitado. Em veículos onde a marcha tem 10 velocidades, o fluido leva mais tempo para atingir as marchas longas com menos esforço.
Ela destacou ainda que, com o tempo, o óleo da transmissão vai se desgastar e perder suas características, ficando exposto a altas temperaturas – por isso, precisa ser substituído nos intervalos especificados pelo fabricante.
O não cumprimento desta orientação pode danificar o sistema de transmissão automática, reduzir a eficiência e o desempenho do motor e aumentar o consumo de combustível.
As transmissões automáticas estão aparecendo cada vez mais nas frotas brasileiras e exigem manutenções corretivas muito caras.
Existem ainda mais motivos para investir na prevenção.
Agora me diga nos comentários como você faz a manutenção da caixa de câmbio do seu carro, seja ela automática ou manual.