É evidente os preços altíssimos de carros no país, isso acontece por conta da tributação e a outra parte não tem explicação nenhuma, porém, os cidadãos brasileiros nunca deixaram de adquirir carros. Existe uma explicação óbvia para isto, ou seja, são os financiamentos e leasings de fácil acesso em todo território nacional, que conta com baixas taxas de juros.
Por outra via, o propósito do artigo não é comparar o preço de um Camaro que custa uma fortuna no Brasil, e é um carro popular nos EUA, nem mesmo mostrar as taxas absurdas de juros, pois você deve desconfiar de ofertas que contém juros zero.
O intuito é explicar o que é leasing de veículos, as suas vantagens e qual a melhor escolha para cada tipo de situação, um exemplo disso pode ser a antecipação de parcelas.
O que é o leasing?
Leasing é considerado um tipo de contrato por arrendamento mercantil, ou de forma mais simples de entender, é o aluguel de um veículo em um determinado tempo de contrato.
Seria, no caso, um aluguel de veículo, porém, a diferença, é que o banco pode lhe oferecer a opção de compra ao final do contrato, através dos valores da tabela FIPE.
Geralmente, o prazo máximo para este tipo de negociações é de dois anos. Após isso, é possível quitar o veículo, devolver ou renovar.
São incluídos nos pagamentos mensais, as parcelas do aluguel e o Valor Residual Garantido (VRG), que funciona como um valor para adquirir o veículo. O banco pode te dar a opção de fazer com que o VRG seja o valor de entrada, desta forma, tendo diluição nas parcelas mensais, que abate até o fim do contrato.
Atualmente, existem três formas de Leasing para quem precisa utilizar o método: operacional, financeiro e o Leasing Back.
Como um leasing de veículos funciona?
Operacional
A manutenção do produto é arcada pelo arrendador, porém o arrendatário tem o direito de desfazer do contrato em até 90 dias, tendo aviso prévio para o contratante ou empresa.
Financeiro
É comparado a um aluguel, porém seu diferencial está no poder de compra do veículo, que ao final do contrato, tem um valor pré-estabelecido.
Leasing Back
Esta forma de leasing ocorre de modo empresarial, isto é, quando uma corporação é usada e necessita de capital de giro. Ou seja, ela vende o veículo que aluga.
Vale a pena fazer leasing?
O leasing é uma opção para quem quer um financiamento mais barato no seu veículo, principalmente por conta das menores taxas apresentadas. Geralmente, o leasing conta com melhores valores para clientes que não tem renda suficiente para investir e não pode comprometer os 20% de seu salário, para isto, é mais vantajoso que fazer um financiamento, por exemplo.
No leasing, o veículo fica em nome do banco e se caso não houver pagamento, o prejuízo do banco não é de quem aluga. Em várias concessionárias, os vendedores tentam fazer com que os compradores utilizem o método de leasing, e mesmo sendo questionado pela semelhança de financiamento, a parte interessada acha mais vantajosa esta forma.
No financiamento, o bem adquirido é sempre pela pessoa que fez a contratação do serviço.