Os preços do etanol continuam disparando em postos de gasolina deficientes em açúcar e álcool sem água, e os brasileiros estão “pagando as contas”.
Após um ano de pandemia, o consumidor se depara com uma realidade completamente diferente no que se refere aos preços do etanol nos postos.
O biocombustível custava cerca de R $ 1,99 o litro em março do ano passado, mas a realidade agora é bem diferente. Um litro de etanol atingiu o valor absurdo de quase R$ 5,00 em alguns postos de gasolina. Segundo informações da Associação da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), o preço do etanol deve continuar subindo e deve se normalizar a partir da primeira quinzena de junho.
Pode-se dizer que o aumento do preço do etanol é fortemente influenciado pelo aumento do preço da gasolina, após uma série de reajustes da Petrobras, que só neste ano aumentou seu combustível em mais de 53% e, além da safra canavieira, ocasionou um forte aumento no preço dos biocombustíveis.
Com a disparada do preço do etanol, abastecer com a gasolina se torna mais vantajoso
O índice do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq / USP), mostra que o etanol teve uma volatilidade de 14,48% no Brasil. preços este mês. De acordo com levantamento feito no dia 10 de maio na distribuidora, o litro custa R $ 3,12.
Com a alta do preço do etanol nas bombas dos postos, o abastecimento de gasolina na capital e no estado de São Paulo rendeu mais recompensas aos motoristas.
Embora o consumidor reconheça que a gasolina é um combustível poluente em relação ao etanol, essa troca é inevitável do ponto de vista econômico. “Impossível.
Quem dirige mais de 200 quilômetros por dia tem que trocar o combustível”, disse Adriano Ribeiro, motorista do aplicativo.
A conta do motorista no reabastecimento é mais simples. Basta dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado chegar a 70%, mais dinheiro precisa ser adicionado ao tanque de álcool. Caso contrário, a gasolina terá mais aumentos.