Embora a questão da autonomia esteja aos poucos sendo resolvida, outro grande problema dos veículos elétricos é que demoram minutos ou até horas para esperar a bateria ficar totalmente carregada, o que não é tão rápido quanto reabastecer um veículo a gasolina. É com isso em mente que os chineses criaram um novo tipo de veículo elétrico que pode resolver esse problema.
O carro elétrico consome 481 kW do carregador mesmo em 80%
Embora o problema ainda exista, a velocidade de carregamento da bateria está ficando cada vez mais rápida e o tempo de carregamento está cada vez mais curto. O tempo de carregamento do próximo carro elétrico da China pode ser quase o mesmo que o tempo para encher o tanque de gasolina. O carro elétrico é o SUV GAC Aion V, que chegará ao mercado automotivo chinês no próximo mês. Segundo o cnvepost, a empresa participou de um evento para testes de carregamento de veículos elétricos.
Em demonstração realizada no final do mês passado, um carro elétrico conectado a um carregador apresentou carregamento ultrarrápido comparável a um carro a gasolina. Mesmo quando a energia da bateria é de 80%, o modelo ainda consome 481 kW de energia do carregador e adiciona 35,1 kWh à bateria em apenas 4 minutos.
Outros modelos da china também demonstram resultados surpreendentes
Esses números ainda precisam ser verificados separadamente e são válidos apenas para o modelo Aion V 6C, que também tem um alcance incrível, quase comparável a um carro a gasolina com carga de 1.000 quilômetros.
Existe também uma versão 3C desse modelo, com autonomia de até 500 quilômetros, mas sua versão não possui aquela alta velocidade de carregamento da bateria. A montadora chinesa afirma que, mesmo que a bateria de um carro elétrico seja continuamente carregada até sua capacidade máxima, ela pode viajar um milhão de quilômetros antes de precisar ser substituída.
Um novo modo de carregamento comparável aos veículos a gasolina será introduzido, e testes independentes serão conduzidos para verificar a velocidade de carregamento ultrarrápida.
Porsche pretende produzir baterias super rápidas
Em comparação com as baterias usadas no mercado automotivo hoje, a fabricante de carros esportivos e de luxo Porsche pretende fazer baterias para veículos elétricos que sejam menores, mais eficientes e mais robustas.
O novo design de bateria não desenvolvido da empresa para veículos elétricos ajudará a montadora a cumprir sua promessa feita em 2018 de que as baterias podem ser carregadas em 15 minutos. De acordo com o CEO da marca, Oliver Blume, a bateria e o carregador rápido do Porsche Performance Plus podem carregar seu Taycan em 22,5 minutos.