A Fiat trouxe um dos carros mais icônicos da marca, o 500, de volta ao Brasil. A maior diferença é que agora esse carro compacto está disponível apenas como carro elétrico. Não só no Brasil, mas também no mundo.
A versão Ícone single tem o preço de 239.990 reais, e o 500e só estará disponível em algumas localidades, assim como outros carros elétricos de outras montadoras vendidos no Brasil. Pré-venda até setembro.
Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) e duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife ( PE) inicialmente terá distribuidores autorizados a vender 500e.
A terceira geração do compacto
Este é considerado um carro compacto de terceira geração sendo desenvolvido na plataforma exclusiva dos veículos elétricos do Grupo Stellantis.
No entanto, ele mantém os aspectos que outras gerações conheceram e imita o aparecimento do primeiro carro utilitário compacto no período do pós-guerra tão bem-sucedido. O 500e afirma um alcance de cruzeiro de 320 quilômetros quando totalmente carregado.
Tem uma capacidade de 42 kWh e está equipado com sistema de íon-lítio, é instalado no chão e, segundo a Fiat, não tocou na já compacta mala de 185 litros.
O motor elétrico produz 87 kW, o que equivale a 118 cv e 22,4 mkgf de torque. A caixa de câmbio é automática na primeira e na ré. Com este dispositivo, o 500e acelera de 0 a 100 km / h em 9 segundos.
Para carregar, o 500e será equipado com um cabo de 6 metros com entrada de três pinos (padrão Brasil) para carregar em casa, o cabo está localizado no porta-malas. Nesse caso, o tempo estimado de carregamento é de 24 horas.
Além disso, a Wallbox pode ser usada para carregar e a velocidade de carregamento é muito rápida.
A Fiat firmou parceria com a brasileira WEG, que desenvolveu um carregador que pode ser totalmente carregado em até 4 horas.
O 500e também aceita carregamento ultrarrápido com alimentação CC de 85 kW. De acordo com a marca, leva apenas 5 minutos para atingir 50 quilômetros de direção autônoma nesse ponto de carregamento.
Em 35 minutos, atingiu 85% de autonomia. 500e oferece três modos de condução: normal, resistência e Sherpa, todos com foco na economia e resistência. O alcance melhora a regeneração de energia para frenagem e desaceleração.
Embora os sherpas limitem a velocidade máxima a 80 km / h, eles também desativam sistemas como ar condicionado, sistemas de aquecimento de janelas e espelhos retrovisores. Nesse modelo, a Fiat disse que pode aumentar sua autonomia para 460 quilômetros.