Como uma parte importante de todo o processo de renovação da Opel, o Astra é outro modelo que rompeu com as origens da General Motors e está mais próximo de Stellantis. O hatchback médio lançado há algum tempo já é lançado oficialmente na Europa a um preço razoável: 22.465 euros (137,9937 reais). A produção começa no final do ano, mas as reservas podem ser feitas a partir de outubro. O novo Opel Astra será produzido em Ruesselsheim com a nova geração DS 4. Este par de modelos compartilha a plataforma e vários componentes com o novo Peugeot 308, mas tem uma aparência e personalidade completamente diferentes.
Veiculo espaçoso
Na nova geração, o Astra 2022 tornou-se maior. Tem 4,37 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,47 m de altura. Comparado com o Vectra GT (terceira geração do Astra, vendido pela última vez no Brasil), o novo modelo tem 9 cm de comprimento, 11 cm de largura e 1 cm de altura.
Na partida contra o sucessor do Brasil, Cruze Sport6, o Astra venceu em alguns aspectos e perdeu em outros. Seu comprimento é 7 cm mais curto, mas a largura da Opel é 6 cm mais longa. Em termos de altura, os dois estão quase lado a lado, mas o Cruze é 1 cm mais alto, assim como o Vectra GT.
O motor supremo do novo Astra
A prova desse compartilhamento está no grupo mecânico. O novo Astra 2022 será equipado com um motor turbo 1.2 PureTech de três cilindros de 110 ou 130 cavalos. Haverá também uma versão diesel BlueHDi 1.5 de 130 cavalos. Para quem deseja eletrificação parcial, o 1.6 THP conectado ao motor elétrico estará disponível nas versões 180 cv e 225 cv.
A Opel prometeu lançar uma versão 100% elétrica do Astra em 2023, que será lançada logo após o lançamento da nova geração de vans Astra Sportstourer. A ideia da Stellantis sempre foi fornecer versões a combustão, híbridas e totalmente elétricas de seus carros. Portanto, o comprador escolhe o tipo de motor que melhor se adapta às suas prioridades.