Kit ‘engana’ inteligência do carro e promete economia na gasolina. Motoristas estão instalando mecanismo de Injeção de hidrogênio que promete economizaria entre 30 a 50% no bolso do motorista.
Matéria publicada no site do G1 traz informações bem animadoras pra quem está gastando muito com consumo de combustível de seu carro.
Com o preço da gasolina cada ano mais caro, motoristas estão tentando diminuir em até 50% o consumo de combustível instalando um kit que promete aumentar a autonomia do carro.
A engenhoca, que custa entre R$ 100,00 e R$ 500,00, injeta hidrogênio na câmara de combustível do veículo. Com isso, o Kit “engana” os sensores dos carros, levando a entender que é preciso reduzir a gasolina enviada para o motor.
Na matéria do G1, Marcos Lins entrevistado pelo G1 garantiu que o consumo de seu carro melhorou bastante após a instalação do Kit, passando de 11 km/litro para 22 km/litro, uma melhora extremamente significativa. “Meu veículo é um carro popular 1.0. Senti que ele ficou mais forte, melhor para andar. Parece até que coloquei um aditivo nele” disse Marcos Lins.
Outro entrevistado na matéria Almir Lima de 42 anos, disse que indicaram a ele o Kit. Com todo o sistema instalada há dois meses, ele conta que o carro passou de 10 km/litro para 16 km/litro.
Segundo mecânico Paulo, que instala estes Kits na cidade, diz que essa tecnologia existe desde os anos 2000 nos Estados Unidos, mas só agora está chegando no Brasil.
O Mecânico também alerta para a qualidade dos Kits que já estão disponíveis no mercado. “Temos kits bons no mercado, que são esses mais caros, e, para baratear o custo da instalação, há quem esteja fabricando de forma artesanal estes Kits, o que diminui e muito a qualidade. Esses kits caseiros estão queimando o mercado, os Kits certos garantem uma economia de 50 a 80% no consumo de combustível, dependendo também de como a pessoa dirige o carro e se o veículo está com a revisão em dia”, acrescenta o mecânico.
O professor de engenharia mecânica do Senai de Santo Amaro (também entrevistado na matéria), na região central do Recife, Diego Rafael da Silva, aprova este Kit e menciona que gostaria de instalar em seu carro para testar seu funcionamento. O professor ainda garante que não há possibilidade de nenhum resíduo de potássio migrar para o motor, mas tem uma preocupação de quanto ao tempo de vida motor terá.
“O hidrogênio aumenta a potência do motor, o que pode ocasionar um calor excessivo e prejudicar esse tempo de vida, mas estão fazendo uma propaganda grande por conta da economia. Acredito que vale a pena experimentar já que ajuda o meio ambiente o nosso bolso”, conclui o professor Diego Rafael da Silva.
Como funciona este Kit
O kit é bem leve, pesa em média 2 kg e é composto por uma célula que proporciona uma descarga elétrica na água, duas mangueiras, fusível de segurança e um reservatório (este é o Kit mais básico e mais barato).
Nos modelos mais caros ainda há um sistema eletrônico que é instalado no escape do Carro. A função é dar a entender à inteligência do carro que não há nenhuma alteração no tipo de combustível usado.
No reservatório, é adicionada água destilada e três gramas de potássio. Esses dois elementos são responsáveis por proporcionar a alma de todo o mecanismo: a eletrólise, que é a separação dos átomos de hidrogênio dos de oxigênio da água.
Geralmente, a maior parte da gasolina é liberada pelo escapamento em forma de hidrocarboneto. O papel do hidrogênio seria catalisar essa queima de todo combustível dentro da câmara de combustão.
E você instalaria este kit em seu carro? Ja testou alguma vez? Deixe abaixo no formulário de comentários qual a sua opinião sobre o assunto.