Mais ou menos no passado, antes do surgimento e domínio dos centros multimídia, os CD players eram a fonte do entretenimento automotivo, com telas cada vez maiores e usabilidade semelhante à dos smartphones. Nos Estados Unidos, a General Motors não fornecerá mais leitores de CD em seus automóveis de passageiros a partir de 2022. Este é um sinal de uma nova era.
A informação vem do site da General Motors Administration, que afirmou que nenhum dos automóveis de passageiros da série 2022 da General Motors no mercado dos EUA será equipado com CD player.
Porque os CDS devem chegar ao fim
Os dois últimos veículos equipados com sistema de áudio para reprodução de CDs são os ônibus Chevrolet Express e GMC Savana que, segundo o site, deixarão de ser equipados com sistemas de áudio a partir do modelo 2022. O CD é opcional para os modelos 2021.
O caminhão é vendido por US $ 150 (convertido diretamente para R $ 788).
Na terra do Tio Sam, a descontinuação dos CD players não é surpreendente, pois de acordo com a Recording Industry Association of America (Record Company Association), desde 2000, as vendas de CDs nos Estados Unidos caíram 97%.
Esse cenário é o pior nível de vendas desde 1986. Porém, vale lembrar que ainda existem algumas pessoas colecionando “CDs”.
Neste cenário sombrio de fãs de CD, Chevrolet Express e GMC Savana serão os últimos General Motors equipados com este dispositivo. Dizemos “passageiros” porque os CD players continuarão a ser usados nos veículos comerciais do grupo, como o Chevrolet Silverado médio e o Chevrolet Low Car Forward.
Outros caminhões GMC também poderão receber a aparelhagem, que hoje é considerada um clássico (o tempo de todos já passou).
Apesar das notícias dramáticas, a GM demorou um pouco para fazer tal ação, pois em 2013, o hatch compacto Spark não tinha mais um CD player como opção, e apenas equipou um rádio com porta USB e conexão Bluetooth. Naquela época, um centro multimídia MyLink com tela de toque foi fornecido como uma opção. Desde 2016, outros concorrentes como Ford, Toyota e Honda abandonaram o sistema.