Obviamente, trata-se de uma coincidência, mas durante a semana de comemoração do “Dia do Carro” (13 de maio), a General Motors anunciou que produzirá novas picapes em sua unidade de San Catano Sul (SP). A empresa compartilhou que o lançamento terá lugar em 2022 e irá complementar o S10.
É fácil concluir que a Toro terá um concorrente direto como a picape de cabine dupla do meio, mas não há opção 4×4. Depois dos dois Onix e Tracker, é o quarto modelo da série GEM. Falta o quinto e ainda não foi anunciado. Em South San Cattano, também deve ser um crossover para substituir o Spin.
A General Motors interrompeu a produção de picapes compactas em Montana e também produzirá o Tracker na Argentina para aumentar a flexibilidade. No segundo semestre, vai lançar o S-10 Z71 com uma pegada off-road maior, diferente do Ranger Black, que é voltado para a população urbana.
O preço médio do SUV argentino Volkswagen Taos será exibido nas concessionárias no final deste mês e junho.
A marca alemã anunciará nas próximas semanas um novo ciclo de investimentos na região do Mercosul. A versão básica do aparelho de Taubaté (SP) já foi confirmada como Polo, mas a produção só terá início no segundo semestre de 2022. A picape Argentina Intermediate Tarok (nome temporário) na mesma faixa da Toro deve ser finalmente confirmada.
Para Stellattis, a novidade vem da Fiat, que lançará um crossover SUV (provavelmente chamado de Pulse), um jipe elétrico de 500 e sete lugares em meados do próximo semestre, com um estilo diferente da bússola. Outro crossover do mesmo grupo substituiu o Citroen C3 que foi descontinuado no terceiro trimestre.
Este ano também confirmou a versão de incubação sem precedentes da nova geração Hyundai Creta e Honda City. No entanto, isso pode demorar. A Caoa Chery usará o Tiggo 3X no final deste mês. O Captur apresentou o motor turbo de 1,3 litro que ainda é importado (só produzido aqui em 2022). A Toyota também promoveu a primeira revitalização de portas e carros Yaris no segundo semestre.
A partir de 1º de janeiro do próximo ano, o evento de despedida do mercado estará relacionado ao plano de emissão e ruído do Proconve PL 7. No teste de 48 horas, as emissões evaporativas diárias serão reduzidas para 0,5 g / dia. O tanque de combustível terá que ser modificado (no Toro 2022, ele foi reduzido de 60 litros para 55 litros). Fiquei sabendo que Uno, Doblò e Grand Siena serão descontinuados em 31 de dezembro, mas haverá estoques temporários no início de 2022.
A Fox retirou-se da linha de produção em dezembro, mas Gol, Voyage e Saveiro podem sobreviver até janeiro de 2024, quando os requisitos de segurança forçarão alternativas já em desenvolvimento.
Vendas diárias em abril chegam a quase 9.000
Mesmo na presença de incertezas econômicas, as vendas médias diárias em abril atingiram um recorde histórico: 8.800 veículos leves e pesados. Como o mês passado foi 3 dias úteis a menos que março, o total foi reduzido em 7%. A Anfavea mantém temporariamente sua projeção de crescimento de vendas de 15% de 2021 a 2020. Sete anos atrás, 15.000 veículos eram vendidos todos os dias.
Os estoques nas fábricas e concessionárias ainda estão baixos: apenas 17 dias. Se mais puder ser produzido, com certeza haverá compradores. A produção acumulada deste ano aumentou 34% em relação a 2020, porque a pandemia de abril passado quase paralisou toda a indústria automotiva.
Segundo a Anfavea (Anfavea), em 2019, o país ocupava a 26ª posição entre os exportadores de montadoras de veículos leves, com exportações de apenas 5,8 bilhões de dólares. Na investigação desta entidade, os dados da China não foram incluídos.