O Corolla Cross ainda não chegou mas já esta causando dor de cabeça para as concessionárias e para a Toyota. Isso se deve ao fato do novo SUV ter o potencial de canibalizar as vendas.
O Corolla perdeu mercado com a explosão de SUVs, em 2012, a Toyota vendeu 70 mil unidades mensais do sedã. Já em 2020 vendeu apenas 40 mil unidades, uma queda de 42% em oito anos de mercado.
A culpa não é da concorrência, o Honda que é o segundo sedã mais vendido fechou 2020 com 20 mil unidades vendidas. O terceiro lugar é do Chevrolet Cruze com 9 mil unidades vendidas.
Ja os SUVs correspondem a 32% dos carros emplacados no ultimo ano.
Em 2017 acreditavam que em 2020 os SUVs iriam corresponder a 25% do mercado. Em 2019, a categoria chegou a 26% no fim do ano.
Plano de vendas para o Corolla Cross
O Corolla conseguiu se manter no mercado porque o outro SUV que a marca tinha é o RAV4 que sai por 240 mil reais atualmente.
Com a disputa interna para o novo SUV o cenário não será favorável para o sedã. Por isso a Toyota se programou para não sair no prejuízo com o Corolla.
Para poder receber o Corolla Cross constantemente as concessionarias vão ter de bater uma ‘media’ de vendas do Corolla sedã. Isso evitará que o sedã seja esquecido pelas lojas.
Sem Civic e Cruze o Corolla ganha espaço
A Toyota que manter a média de 40 mil emplacamentos. A ideia é buscar clientes do segmento inferior, aqueles que possuem sedãs compactos.
Porem se ficar confirmado que a Honda encerrará a produção do Civic, o Corolla tirará a sorte grande ficando sozinha no terreno já que o Cruze tambem está com os dias contados.
De qualquer jeito a Toyota tem consciência de que está perdendo terreno, assim como aconteceu com todas as outras marcas do setor. Por isso investe no Corolla Cross como seu novo produto médio.