Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Confira o valor do Detran para colocar no veículo a Placa Mercosul

0

Confira o valor do Detran para colocar a licença do Mercosul no veículo. e 86 reais para motocicletas, igual à atual tarifa cobrada para placas cinza padrão. No entanto, o preço pode variar dependendo da empresa que o motorista contrata para fabricar a nova placa.

unnamed (5)

Após seis atrasos, a Comissão Nacional de Transportes (Contran) definiu o regime do Mercosul como obrigatório em todo o país, mas não para todos os veículos. As novas placas já estão em uso em alguns estados, incluindo Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia e Rio Grande do Sul, e as novas placas só começarão em São Paulo antes do prazo.

Regras para o modelo Mercosul

O modelo Mercosul passa a ser obrigatório para o primeiro registro ou troca de matrículas de veículos municipais. Se for roubado ou danificado, dificultando a leitura da placa, o motorista também deve substituí-lo. Os motoristas que não atenderem aos requisitos também podem optar por substituí-los.

7239987 x720 1024x576

Com essa mudança, as pessoas esperam que as placas fiquem mais caras. Porém, em São Paulo, o Detran afirmou ter feito pesquisa de preço dos implantes e não especificou um novo valor até mais tarde, compatível com o valor já em vigor.

Segundo a prefeitura, o valor recomendado pode ser usado como referência para consumidores e fornecedores. “A empresa reconhecida poderá apurar o valor da placa, mas poderá denunciar qualquer abuso ao Procon”, afirmou em nota.

Onde as placas Mercosul ja estão sendo usadas?

Na Grande São Paulo, apenas um fornecedor já está credenciado para implantar a placa padrão do Mercosul. Segundo o Detran, a empresa está localizada na Praça Rolim de Moura, zona leste da capital.

Existem outras sete no estado. Eles estão localizados nas cidades de Avaré, Itupeva, Marilla, Araçatuba, Aluha, Presidente Prudente e Panaíba Santana. Segundo o Detran, a certificação por outras empresas vai continuar.

placa mercosul.jpg e1585148371953

Para a primeira placa, o motorista deve trazer a nota fiscal e demais documentos até a unidade do Detran para registro do veículo. “De acordo com a Resolução nº 780/2019 do Contran (Comissão Nacional de Transportes), essa pessoa está segurando um CRV e procurando uma das gráficas credenciadas”, disse o ditador. “O pagamento da placa é feito diretamente à gráfica escolhida pelo cidadão”.

Segundo o Contran, a nova placa contém itens de segurança, como um código QR, que permite rastreabilidade, dificultando a cópia e falsificação. O modelo consiste em uma seqüência de quatro letras e três números, permitindo mais de 450 milhões de combinações. Considerando o padrão de crescimento da frota brasileira, o prazo de validade da nova combinação deverá ultrapassar cem anos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais