O preço de um carro usado depende principalmente de fatores como modelo, ano de fabricação, quilometragem e versão da pintura. No entanto, o estado geral de proteção e a aparência interna e externa são outros aspectos que podem tornar os negócios bons ou ruins.
Se você pretende vender um carro, vale a pena tomar alguns cuidados antes de anunciar, como gastar tempo e dinheiro, mas isso tornará a venda mais rápida e cara.
Confira algumas dicas para escolher entre a KBB Brasil (empresa especializada em preços de carros novos e usados) e a InstaCarro (plataforma online de compra e venda de carros).
Histórico de manutenção do veículo
Durante o tempo que você gasta com seu carro, faça um bom trabalho de manutenção, o que ajudará a torná-lo mais valioso para revenda. Mas não basta atualizar a revisão: é preciso registrar tudo. Portanto, guarde todas as inspeções e provas de quaisquer reparos – se as inspeções forem realizadas no revendedor, elas serão até mesmo anotadas no manual do usuário.
Mas fique tranquilo: se você deseja prestar algum serviço específico para veículos de revenda, a KBB Brasil recomenda fazê-lo somente se o custo não ultrapassar 20% da mercadoria à venda
Proteja a pintura do carro na hora da venda
A condição da pintura é um dos aspectos que mais chama a atenção de qualquer comprador de carros usados. Se mantido adequadamente, as chances de recuperação aumentarão. Evite expor o carro ao sol ou às árvores por muito tempo, caso contrário, os excrementos de frutas e pássaros danificarão a pintura. Outra prática recomendada pela KBB Brasil é aplicar cera duas vezes ao ano.
Se você vende para um revendedor ou loja multimarcas, pode negociar diretamente os reparos necessários com as partes relacionadas. Empresas como essa estabeleceram parcerias com oficinas de reparo e carroceria, para poderem pagar menos pelos serviços.
O carro deve estar com os documentos em dia na hora da venda
Um fator importante para obter boas vendas é manter todos os documentos atualizados, sem deixar questões não resolvidas relacionadas a multas, IPVA, licenças e outras taxas. Certifique-se de ter um certificado de registro do veículo (CRV), também chamado de documento de venda.
Limpeza do veículo
Não é suficiente tornar o seu carro bom, ele também deve ter uma boa aparência. Faça um bom trabalho de limpeza por dentro e por fora, de preferência uma vez por semana, e evite fumar no carro para evitar odores desagradáveis. Se você encontrar odores desagradáveis na cabine, uma empresa especializada em limpeza de interiores de automóveis pode resolver o problema.
Cuidado com os pneus
Pneus em mau estado deixarão uma má impressão e trarão riscos à segurança. Mantê-los faz parte da manutenção de rotina, então você nem sempre precisa substituí-los antes de vender seu carro. Para prolongar sua vida útil, verifique a pressão uma vez por semana e verifique o alinhamento das rodas de vez em quando para evitar desgaste prematuro e irregular do piso.
Ao limpar, não use produtos abrasivos ou conterem solventes, ou outros derivados de petróleo, pois isso danificará a borracha. KBB Brasil recomenda produtos específicos para pneus ou sabão neutro.
Mantenha a chave reserva e o manual intactos
Manter todos os documentos oficiais do seu carro, incluindo manuais, e não perder as chaves sobressalentes também agregará valor ao seu carro – e ajudará a aumentar a confiança dos compradores em potencial nos produtos que você oferece. Segundo a KBB, esses detalhes podem levar o interessado a decidir pela compra de um veículo do mesmo valor e em estado de conservação.
Quanto mais original melhor
Manter o carro em suas especificações originais é outro fator que ajuda a avaliar seu valor na revenda. Os veículos modificados tendem a atrair menos demanda porque não atendem a todos os gostos e podem até estar fora de conformidade com as leis de trânsito. Por exemplo, um carro rebaixado precisa ser trazido para o CRLV (Certificado de Registro e Licença do Carro). Note que a modificação é autorizada pelo Detran através da emissão de um CSV (Certificado de Segurança Automóvel).
Ar-condicionado limpo e em condições de uso
Naturalmente, há uma demanda maior por veículos com ar-condicionado. No entanto, se o carro que você está vendendo estiver equipado com este dispositivo, ele deve estar funcionando corretamente e ser isento de odores. Existem empresas que se especializam na manutenção de sistemas de ar condicionado, incluindo processos de limpeza de canos para remoção de mofo e odores desagradáveis.
Condições mecânicas em dia para a venda
Antes de vender o carro, vale a pena fazer uma revisão completa para verificar o nível de óleo, filtro e outras condições do líquido. Se necessário, substitua o óleo do motor e seu filtro correspondente, e guarde o recibo com outros documentos.
Saiba o valor de revenda
Além de tomar os cuidados mencionados acima, também é importante entender como alocar o preço real de mercado do carro para vender mais rápido. Antes de anunciar seu carro, pesquise o valor de compra e venda em sites de classificados e tabelas da Fipe.