A transmissão automática facilita a vida dos motoristas que enfrentam problemas de trânsito todos os dias, ao omitir a embreagem e apoiar o pé esquerdo no pedal.
A transmissão automática pode ser do tipo convencional ou CVT. Embora seu princípio básico de uso seja simples (basta pressionar “D” para avançar, “R” para ré, “P” para estacionar e “N” para parar por um longo tempo), alguns truques e cautela podem ajudar a fazer o melhor com esse tipo de transmissão.
Por exemplo, você sabia que pode usar marchas baixas e economizar freios em estradas montanhosas? Ou você quer apenas pisar no acelerador para entender sua capacidade de desempenho? Aqui estão algumas dicas para melhor dirigir carros com transmissão automática.
Freio motor
Em carros com caixa de câmbio manual, somos sempre lembrados de que é importante descer a serra com a mesma marcha que usamos para subir
A função de travagem do motor é reconhecida de diferentes maneiras no indicador de direção. Em alguns modelos, isso é indicado por um número (indicando a marcha que a caixa de câmbio está prestes a mudar) ou uma letra (como “L” ou mesmo “S”), que identifica o modo esportivo da caixa de câmbio, e também pode ser usado para segurar o carro. Em carros com esta opção, o mesmo efeito pode ser obtido usando a opção de mudança manual.
Nunca guiar na banguela
Uma coisa que um carro autônomo nunca deve fazer é girar as rodas motrizes por um longo período de tempo com a transmissão na posição “N”.
Nesta posição, a transmissão automática não é lubrificada, causando danos aos seus componentes internos.
Evite também mudar a chave para “N” quando o semáforo parar. A função de ponto morto só pode manter as rodas livres em caso de manutenção ou estacionamento de longa duração.
Segurança ao estacionar
Você já teve dúvidas sobre como usar “P” ou “N” ao estacionar? A maneira correta de estacionar é usar a primeira opção.
Isso ocorre porque a função “P” tem o mesmo efeito que estacionar o carro com a marcha manual engatada e pode impedir que o veículo dirija sozinho quando o freio de mão falha.
Potência de emergência
O cambio automática também possui uma função chamada kick-down. Quando o pedal do acelerador está totalmente pressionado, a transmissão entenderá que o motorista precisa de maior força e potência e controlará automaticamente a mudança de marcha em baixa velocidade.
Nesse caso, a transmissão mudará para uma marcha mais alta somente quando a velocidade máxima do motor for atingida.
Segurando na “embreagem”
Uma característica dos carros autônomos é um fenômeno crescente, no qual o carro se move sozinho quando a transmissão está na posição “D”. Muitas pessoas usam esta função para usar o veículo em declínio.
Essa prática é condenada pelo fabricante, pois pode causar superaquecimento da caixa de engrenagens. Para dar a partida nessas condições, use o freio normal ou de estacionamento.
Manutenção
Ao contrário da mudança de marcha manual, as transmissões automáticas exigem trocas regulares de lubrificação. O tipo de lubrificante e o tempo de substituição podem ser consultados na documentação técnica do veículo. Andar com uma lubrificação incorreta pode causar danos à caixa de engrenagens, além de afetar o desempenho.