Entender o funcionamento de óleo motor de carro é essencial para quem tem carro e deseja manter o bom funcionamento do carro. A lubrificação do motor garante a refrigeração e fluidez adequada do veículo.
Garantir o bom funcionamento do veículo envolve muitas questões. Para te ajudar a entender os principais pontos sobre o funcionamento do óleo motor de carro, trouxemos esse conteúdo com dicas sobre o assunto.
Qual óleo que vai no motor do carro e como funciona?
Um carro usa óleos sintéticos ou mineral, que apresentam um número na embalagem que serve para classificar o nível de viscosidade do produto. Por exemplo, para um óleo que tenha a descrição 10W-30, significa que ele flui melhor nas temperaturas normais. Quanto menor o primeiro número, melhor será o fluido.
O número antes do W indica a viscosidade (facilidade na qual o óleo motor de carro flui) do lubrificante em temperaturas altas, já o número que vem depois, sinaliza o fluido em temperaturas mais frias, mais baixas.
O óleo motor de carro fica em um circuito fechado e após ser canalizado ele faz um percurso até chegar nos componentes do motor. Depois, o sistema de lubrificação do carro distribui a refrigeração e fluidez nas seções que possuem maior calor e atrito.
Tipos de óleo motor de carro?
Existem diferentes tipos de óleo motor de carro: sintético, mineral ou semissintético. Cada um possui suas características e aplicações. A escolha depende do modelo do carro, da idade do veículo e das condições de uso, se novo ou usado.
O óleo sintético é desenvolvido em laboratório e resiste a longos percursos. O ideal para carros novos ou que fazem grandes quilometragens, é que a troca seja feita a cada 15 ou 20 mil km. Já o mineral, derivado do petróleo, é uma opção mais econômica, porém com menor durabilidade, que geralmente é 5 mil km rodados.
O óleo semissintético é uma mistura dos dois óleos citados acima, ele combina a fluidez do sintético com a aderência do mineral. Geralmente a troca deve ser realizada a cada 8 mil km rodados.
Qual o valor do óleo para motor de carro?
O valor do óleo de motor depende do tipo escolhido. Em geral, o preço varia entre R$ 25,00 a R$ 60,00 a unidade. Muitas lojas e oficinas vendem o kit com a quantidade indicada para cada carro, essa opção costuma sair mais em conta. O preço exato do óleo é determinado pelo modelo do carro, quantidade necessária e o tipo.
Além disso, são várias opções de marcas disponíveis no mercado, que influenciam sobre o valor do produto. Algumas pessoas têm preferência por determinada marca, por acreditar que traz maiores benefícios para o seu carro.
Quantos litros de óleo no motor do carro?
Ao realizar a troca de óleo motor de carro, é preciso verificar as recomendações do veículo. O mais indicado é trocar todo óleo velho colocando os novos. Alguns carros, como o Onix 1.4, por exemplo, usam 4 litros de óleo para troca.
Outros carros, como o C4 Pallas 2.0, usam 5 litros de óleo a cada troca. Essa quantidade depende da potência do motor do carro e outras características. A quantidade e viscosidade do óleo é geralmente especificada no manual do veículo.
Caso não tenha acesso ao manual do carro, os sites das fabricantes dos carros possuem informações disponíveis conforme o modelo do veículo. Essa é a melhor fonte de informação do proprietário.
Quais cuidados tomar?
Toda vez que realizar a troca de óleo motor de carro, o filtro também deve ser trocado. Não adianta trocar o lubrificante e deixar essa peça de fora, pois é ele que impede a circulação de impurezas internas.
O óleo motor de carro é um elemento importante e a sua troca deve ser feita periodicamente. A falta de cuidados devido a essa questão pode ocasionar problemas no motor do veículo, o que causa maior transtorno.
No site Consumo Combustível é possível saber mais sobre dicas e cuidados com o seu veículo, quais produtos usar, manutenções, entre outras questões. Acompanhe e fique por dentro do assunto.