O controle de tração é operado usando o sensor de velocidade do sistema de freios antibloqueio ABS. Eles são responsáveis por detectar qual roda está perdendo tração e enviar as informações para a central eletrônica do carro, reduzindo o torque a ela transmitido e até acionando os freios. Esta operação é realizada em milissegundos e é quase imperceptível para o motorista. A única indicação é que o indicador do sistema pisca brevemente no painel.
Além de situações diárias comuns, o controle de tração é muito útil em superfícies de baixa aderência, como neve e grama molhada, e também pode ser eficaz quando ocorre um escorregamento (quando o pneu perde contato com o solo ao passar por uma grande área de agua). No entanto, em alguns casos, a ação do controle de tração pode interferir com.
Quando o controle de tração atrapalha
É o caso de estradas com muita lama ou pedras soltas, quando o veículo precisa girar as rodas até encontrar um trecho da estrada que proporcione maior aderência. Em carros esportivos, o sistema interfere no desempenho e elimina emoções durante a direção. Desta forma, a maioria dos modelos equipados com controle de tração podem desligar o dispositivo.
Controle de tração dá manutenção?
Você quase não precisa consertar o sistema de controle de tração do carro, nem precisa realizar nenhuma manutenção preventiva. O sistema é eletrônico, sem peças de desgaste e totalmente confiável. A ocorrência mais provável é um defeito no sistema ABS, que lhe emprestou seus sensores. O mesmo é verdadeiro para o controle de estabilidade.
Quais carros brasileiros possuem o controle de tração?
Se antes eram limitados a carros esportivos e luxuosos, agora quase todos os modelos são equipados com controles de tração e estabilidade. Na Europa, esse dispositivo está em vigor desde 2014 e, nos Estados Unidos e no Canadá, está em vigor desde 2011. No Brasil, embora apenas novos itens tenham entrado em vigor desde janeiro de 2020, os antigos modelos de entrada também fornecem equipamentos de segurança. Verificar:
O Honda Fit-Safety Pack é um item padrão desde o DX Starter Edition da Fit, com preço de 62.800 reais. O Hyundai HB20-HB20 oferece controle de tração e estabilidade na versão Sense Pack, ao preço de 48.990 reais.
Toyota Etios – Todas as versões do Etios vêm de fábrica com controles de tração e estabilidade. O mais barato é o X, com um hatchback a 53.190 reais e um sedã a 57.990 reais. Etios do Volkswagen Polo, todas as versões do Polo possuem kit de segurança. A versão 1.0 é a mais acessível e parte por 55.890 reais.
Chevrolet Onix e Onix Plus – carro compacto de segunda geração da General Motors, com controle de tração e estabilidade desde a versão de entrada, o hatchback a partir de 53.050 reais e o sedã Onix Plus a partir de 59.290 reais.
Fiat Argo Precision 1.8 – Na Fiat, a bolsa de segurança é o item padrão da versão Precision 1.8 e a partir de 67.990 reais. Ford Ka Freestyle 1.0-No carro compacto da Ford, apenas a versão de aparência aventureira tem equipamento de segurança padrão. O preço é de 59.355 reais.
Se você optar por comprar um carro com controle de tração, seja um carro novo ou usado, não se esqueça do seguro automóvel.