Para saber como funciona um motor de carro é importante entender primeiro quais são os componentes desse elemento e quais são os quatro tempos para o seu funcionamento. Estamos falando de uma peça chave para o funcionamento de um veículo, por isso, cada detalhe é importante.
Um carro é composto por várias peças, cada uma contém uma função específica. A junção de todos os elementos permitem a locomoção do veículo. Vamos analisar como funciona um motor de carro, que por sua vez, é o componente mais importante.
Quais os componentes de um motor de carro?
Os principais componentes de um motor de carro são: o alternador, cabeçote, bateria, cilindros, pistão, anéis de segmento do pistão, solenoides de partida, válvulas, vela de ignição e virabrequim.
Esses componentes auxiliam a entender melhor como funciona um motor de carro. Cada um desses elementos tem uma funcionalidade importante na motorização do veículo. O alternador, por exemplo, está ligado por uma correia ao motor, ele transforma a corrente alternada em corrente contínua.
Como funciona um motor de um carro?
Em linhas gerais, o modo como funciona um motor de carro consiste na explosão em um elemento presente no carro. Para entendermos melhor: Dentro do motor está o cilindro, dentro dele ficam as velas, bico injetor de combustível e pistão.
A vela tem a função de gerar faíscas dentro do cilindro e promover ignição no combustível liberado através do bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro para fazer o pistão movimentar, que por sua vez, é o responsável por fazer a rotação do eixo do motor por meio de sistemas de engrenagens.
A seguir, para continuar explicando sobre como funciona um motor de carro, vamos compreender os quatro tempos envolvidos no processo deste componente tão importante para qualquer veículo.
Admissão e Compressão
Admissão é o primeiro tempo. No início o pistão se encontra em cima, fato esse que podemos chamar de ponto morto superior. Nesse primeiro momento, a válvula de admissão abre, o pistão desce e acontece a injeção da mistura do ar e vapor da gasolina para a câmara de combustão. O pistão vai para o ponto morto inferior e a Válvula de admissão fecha.
O segundo tempo, relacionado sobre como funciona um motor de carro, é a compressão, onde o pistão sobe e comprime a mistura de vapor e ar da gasolina. Quando esse elemento sobe por completo, o tempo de comprimir fecha.
Combustão
Esse estágio é responsável por iniciar a combustão ou explosão da mistura do combustível que está comprimida. Uma descarga elétrica é liberada entre as velas de ignição, a faísca provocada detona a mistura e empurra o pistão para baixo, assim, o mesmo atinge o ponto inferior do motor.
Escape
Outro tempo importante sobre como funciona um motor de carro, é o escape. Ao chegar nesse ponto, a mistura de ar e combustível já foi queimada, porém, sobram resíduos da combustão, que precisam sair de dentro do motor. Esse processo de saída é chamado de escapamento, que expulsa os gases residuais.
Como identificar problemas relacionados ao motor?
Alguns fatores podem indicar problemas no motor, como, barulhos e ruídos, vazamento de óleo, aumento do consumo de combustível, perda de potência, fumaça colorida no cano de Escape.
Esses sinais permitem descobrir problemas com o motor do carro. Se observar algum desses aspectos, é importante levar em um mecânico de confiança para analisar se existem algumas falhas. A manutenção preventiva evita a perda completa do componente.
No Consumo Combustível você pode ficar por dentro de mais assunto sobre veículos e combustíveis, além de saber mais sobre como funciona um motor de carro. São dicas úteis para manter o funcionamento veicular em dia.