Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Como dirigir carro automático

0

Os carros automáticos não são mais a tendência geral. Hoje, mais da metade dos carros 0km vendidos são modelos equipados com transmissões que não requerem pedal de embreagem. Para quem está migrando de caixas manuais, é necessário se adaptar. Porém, também existem algumas dicas que podem fazer com que o motorista use melhor essa marcha que proporciona conforto e praticidade. Sim, você pode não só desfrutar da comodidade trazida pela caixa de câmbio, mas também estender sua vida útil e cooperar melhor com o motor para economizar combustível. Confira 10 dicas para dirigir um carro automático.

Ao ligar o motor

Antes de pressionar o botão de partida ou girar a chave de ignição automática do carro, certifique-se de pressionar o pedal do freio. Se isso não for feito, um carro equipado com esse tipo de transmissão não dará partida no motor. Esta é uma questão de segurança simples para evitar que um motorista distraído vire o veículo para Dirigir ou Traseira e mova o veículo inadvertidamente.

câmbio automático

Com carinho

Manuseie a alavanca das mudanças automática do carro com cuidado. Ao dirigir um carro automático, evite mudar a alavanca repentina e muito rapidamente para evitar sobrecarregar o sistema. Para engatar as marchas, muitos modelos de transmissão automática precisam apertar um botão (geralmente na lateral da sela), caso contrário você não pode mudar a posição – nem pense em forçar a peça.

Antes de acelerar, certifique-se de que o joystick está na posição desejada para evitar um acidente, ou você vira o meme e seu carro passa por uma janela ou porta de garagem. Além disso, evite deixar que a alça se torne um descanso para suas mãos. Este peso extra no dispositivo força os componentes internos, mesmo em transmissões automáticas.

Não mude as marchas com o carro em movimento

Não mude a alavanca de câmbio enquanto o carro estiver dirigindo, especialmente as posições “R” (“ré”, ré) e “N” (“neutro”, neutro ou neutro). Em outras palavras, antes de iniciar uma operação de estacionamento, espere que o veículo pare completamente e, em seguida, dê marcha a ré. A turbulência causada pela mudança de marcha durante a condução do carro forçará os componentes internos da caixa a acelerar o desgaste do equipamento.

Tanto é que os modelos automáticos mais modernos já estão equipados com dispositivos de segurança que podem parar o sistema caso o motorista tente fazer alguma mudança brusca.

Marchas sequenciais

Mais uso de opções de mudança de sequência em certas situações. Principalmente se você estiver viajando nas montanhas, subindo e descendo marchas e mais interação com o carro – e evite essas imprecisões durante a subida.

at transmission

Mesmo no caso de ultrapassagem e recuperação, trataremos disso mais tarde. Em estradas planas, ou mesmo no trânsito urbano, mantenha a marcha no modo automático. Além de ser mais adequado para a função principal – ou seja, proporcionar conforto – também protege o sistema.

De acordo com engenheiros e especialistas, desta forma, a unidade pode funcionar na temperatura correta e proporcionar melhor rendimento do motor.

Neutro, mas nem tanto

Se você estiver caminhando e estacionando em meio a tráfego intenso ou em uma estrada com vários semáforos a cada 50 metros, não defina a taxa de câmbio para “N” (neutro) em todas as paradas. Essa abordagem não fará com que o carro beba menos combustível.

Pior ainda: tantas mudanças na alavanca irão acelerar o desgaste do equipamento. Quer boas notícias? A maioria dos carros automáticos modernos possui um sistema no qual a válvula do conversor de torque abre quando parada por mais de 3 segundos. Em outras palavras: é como se um carro entrasse em ponto morto automaticamente.

Como estacionar carro automático

Um dos truques de dirigir um carro automático está relacionado ao tempo de estacionamento. Observe que quando você muda a marcha para “P”, o carro se move ligeiramente. Idealmente, você deve aplicar o freio de mão antes de mudar para “estacionamento”.

Isso evita que o peso total do deslocamento caia sobre a transmissão. Quando sai de carro, o oposto é verdadeiro. Engate “D”, destrave o freio e acelere. Esses procedimentos são mais importantes ao estacionar em um declive. Ao subir ou descer aclive, siga esta sequência para que a alavanca das mudanças automática fique travada na posição P devido ao peso do carro.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais