O combustível metanol é um tipo de substância usada em carros de corridas e aviões a jato, além de outras aplicações industriais e o seu uso é classificado de acordo com seu tipo. Embora, no passado, tenha sido proibido seu uso em carros populares, a tecnologia brasileira alcançou bons resultados com seu uso em indústrias e em veículos com motores à explosão.
Veremos a seguir o que é o combustível metanol e para que essa substância serve. Além disso, vamos entender quais são os seus tipos, dado essencial para compreender as aplicações desse componente.
O que é o combustível metanol?
O combustível metanol, também conhecido como álcool metílico, é uma mistura de carvão e água. Esse composto contém a fórmula molecular CH3OH e é muito usado em processos industriais.
O metanol é bastante utilizado nas indústrias químicas como solvente e também é usado como componente para fabricar diferentes produtos, como, por exemplo, plásticos, combustível, vitaminas e hormônios, soluções farmacêuticas, entre outros.
Para que serve e quais os seus benefícios?
Combustível metanol serve como substância para motores à explosão, como é o caso de aviões a jato e carros de corrida. Anos atrás, no Brasil, esse componente era usado em carros comuns, porém, seu uso foi proibido devido ao seu efeito corrosivo.
Em termos gerais, o combustível metanol serve para produção de biodiesel, para combustão de motores à explosão, é também usado como solvente para tintas e verniz, é utilizado na produção de perfumarias. O mesmo, obviamente, não pode ser usado em alimentos.
Quais os tipos de combustível metanol?
Os tipos de combustível metanol são: cinza, azul e verde. Essa substância é classificada de acordo com seu nível de sustentabilidade e do seu processo de produção. A seguir entenderemos melhor os tipos desse componente.
O metanol cinza é obtido a partir da reação de síntese do metano presente no gás natural, ou como em alguns casos produzido a partir do carvão. Esse tipo de metanol não é uma energia limpa ou renovável.
Já o azul, apesar de também ser produzido da mesma forma que o cinza, inclui como parte de sua criação a captura e armazenamento do carbono, tornando-o um produto menos poluente. O metanol verde é obtido apenas de fontes de energias renováveis, desse modo, não são emitidos gases nocivos para a atmosfera. Isso o torna uma substância limpa e renovável.
Qual a diferença entre combustível metanol e etanol?
O combustível metanol é um álcool de tipo metílico e o seu uso polui o meio ambiente. O etanol é produzido através da fermentação de amido e outros açúcares e é um combustível muito usado em veículos. A fórmula do Etanol (álcool etílico) é C2H5OH e do metanol (álcool metílico) é CH3OH.
Em relação à composição química, o etanol se aproxima bastante do metanol, porém, o primeiro contém um átomo de carbono e dois átomos de hidrogênio, essa diferença sutil torna o álcool etílico mais seguro para os seres humanos.
O metanol apresenta alta toxicidade. Ele possui carga tributária menor que o etanol, por isso, é amplamente usado na produção industrial, como já mencionado antes. O metanol é um líquido inflamável, apresenta chama invisível, o seu efeito tóxico se dá por seus produtos de biotransformação (ácido fórmico e formaldeído).
No Consumo Combustível você pode saber mais sobre combustível metanol e outros tipos como etanol, gasolina, entre diversos outros assuntos. O site traz também dicas para manter seu carro em bom funcionamento.