O combustível hidrogênio é visto hoje em dia como uma das grandes apostas para o futuro no que se refere a produção de energia. E isso também vale para os carros, uma vez que grandes empresas do ramo têm investido bastante para produzir frotas que sejam eficientes e que funcionem com hidrogênio.
Por ser extremamente limpo, o combustível hidrogênio tem tudo para ser cada vez mais aceito e adotado em diferentes veículos, sejam particulares ou públicos. Mas, na prática, como ele funciona e para que serve exatamente? É para responder essa e outras questões que este artigo está aqui. Confira tudo abaixo.
O que é o combustível hidrogênio e para que serve?
O combustível hidrogênio nada mais é do que uma forma de gerar energia a partir do hidrogênio. Este elemento, tão abundante no universo, tem grande potencial energético, e essa energia pode ser usada em diferentes contextos, como nos carros elétricos, por exemplo.
Apesar do nome, o combustível hidrogênio não gera combustão quando usado em veículos. Na verdade, ele só é utilizado em carros do tipo elétrico, pois o que ele gera é eletricidade. Esta, então, pode ser armazenada em baterias que ficam à disposição do sistema veicular.
Na prática, o combustível hidrogênio pode ser usado para qualquer coisa que precise de energia. Apesar de seu uso ser mais associado a veículos terrestres, como carros particulares, ônibus e trens, ele também pode ser aplicado em navios, submarinos e até servir de reserva energética para prédios, entre outras coisas.
Quais os benefícios do combustível hidrogênio?
A grande vantagem do combustível hidrogênio é o fato dele ser extremamente amigável ao meio ambiente. Isso significa que ele é muito limpo, e, na prática, isso é uma grande verdade. Durante o processo de produção de energia dentro do carro, por exemplo, o único subproduto gerado nesse processo é vapor de água (H₂O). Em outras palavras, o hidrogênio usado nesse contexto gera apenas energia e água.
Outro benefício do uso de combustível hidrogênio diz respeito ao fato dele ser muito leve e de armazenar muita energia em pouco espaço. Para ser mais preciso, ele possui a maior concentração de energia por massa dentre todos os combustíveis conhecidos. Isso quer dizer que seu peso molecular é muito baixo e que, quando na forma líquida, ocupa pouquíssimo espaço.
Como o combustível hidrogênio é produzido?
O combustível hidrogênio pode ser produzido de diferentes formas, mas a mais limpa delas é a chamada eletrólise. A ideia é simples: dois eletrodos são inseridos em um recipiente de água. Cada um deles, que estão ligados a uma corrente elétrica, possuem polaridades diferentes.
Nesse contexto, quando a eletricidade é acionada, a corrente que passa pelos eletrodos consegue separar o hidrogênio presente na água, que é então armazenado. Depois disso, esse hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para várias coisas.
Dentro dos veículos, no entanto, não há a produção de hidrogênio. Na verdade, esse elemento é armazenado em um tanque de alta pressão e, no momento certo, ele passa por um equipamento chamado “célula de combustível”. Dentro dela, o hidrogênio é convertido em eletricidade que, por sua vez, alimenta o motor elétrico do carro.
Quais veículos o combustível hidrogênio é usado?
Atualmente, um dos únicos veículos elétricos que usa o combustível hidrogênio é o Toyota Mirai, carro disponível ao público e que possui bastante eficiência. Além dele, o Nexo, modelo muito tecnológico fabricado pela Hyundai, também funciona a base de hidrogênio.
A gigante alemã BMW também tem apostado fichas no combustível hidrogênio para criar veículos menos poluentes. No ano passado, 2023, ela lançou uma pequena frota do iX5 Hydrogen, seu modelo a base de hidrogênio. Ele ainda não está à venda, mas a empresa acredita que ainda nesta década ele possa ser comercializado.
Bem, está muito claro que os carros com combustível hidrogênio têm se tornado uma tendência e que são o futuro, principalmente para a proteção do meio ambiente. Agora que você sabe tudo sobre o combustível hidrogênio, não deixe de continuar navegando pelo Consumo Combustível para aprender também sobre outros temas!