Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Combustível fóssil: Saiba quais as principais características

O combustível fóssil é hoje uma das principais fontes de energia do mundo e também uma das grandes engrenagens que faz a economia global girar. Por essas razões, esse elemento é tão importante para a humanidade e também por isso discute-se tanto sobre ele nos âmbitos econômico e científico.

Em todo caso, o combustível fóssil possui características únicas e que o fazem ser especial. Neste artigo, mostramos que qualidades são essas e explicamos também um pouco sobre a origem desse recurso e sobre suas vantagens e desvantagens.

Qual a origem do combustível fóssil?

O combustível fóssil tem como origem o processo natural de decomposição de matéria orgânica (animais e plantas) ao longo de milhões de anos, ou seja, os seres vivos existentes na Terra em um passado longínquo morreram e seus corpos se reduziram a um material orgânico.

Qual a origem do combustível fóssil?
Fonte/Reprodução: original.

Esse material, então, foi decomposto pela ação do tempo, calor, pressão e bactérias. À medida que o tempo passava, ele foi também encoberto por diferentes camadas de solo e sedimentos. Por esse motivo, o combustível fóssil é encontrado principalmente em grandes profundidades debaixo da terra.

Todo esse processo originou todo o combustível fóssil conhecido hoje pela humanidade. O mais famoso e usado entre eles é o petróleo, mas existem alguns outros. As reservas desses materiais estão espalhadas por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Quais as vantagens do combustível fóssil?

O combustível fóssil possui algumas vantagens interessantes e a maior delas, provavelmente, é seu potencial energético. Um dos grandes problemas da humanidade hoje é a obtenção de energia. Por isso, os resíduos fósseis como o petróleo são tão valiosos. Eles são capazes de gerar muita energia com pouca quantidade de material e isso é perfeito.

Além disso, sua extração, no geral, não é difícil. Isso ocorre porque existem tecnologias avançadas para a localização dos reservatórios naturais e para realizar a retirada desses produtos com eficiência.

A relação custo-benefício do combustível fóssil também é a melhor possível, principalmente quando comparado com outras fontes de energia disponíveis, as chamadas “fontes de energia alternativas”. Isso, hoje, ainda é uma grande vantagem também.

Existem desvantagens?

Sim, a extração e utilização do combustível fóssil também possui desvantagens. A principal delas é o impacto ambiental que esse processo causa. Para converter o resíduo fóssil em energia, é necessário queimá-lo, e isso libera na atmosfera vários gases nocivos à camada de ozônio, como o dióxido de carbono (CO2). Isso, por sua vez, contribui para o aumento do efeito estufa.

Além disso, também dá para citar como desvantagens o fato de que as reservas são limitadas, o que mexe muito com o mercado e eleva os preços, e que o seu armazenamento e manipulação são relativamente perigosos.

Principais características

A característica mais marcante do combustível fóssil é que ele não é renovável. Isso significa que, uma vez esgotadas as reservas naturais desses recursos, não tem mais como produzi-los. Ainda há autonomia para usá-los por um bom tempo, mas é fundamental que se encontrem alternativas para a produção de energia, uma vez que essa fonte natural vai acabar um dia.

A grande quantidade de energia que concentram também é uma importante característica desse tipo de material. Combustíveis fósseis conseguem produzir muita energia com pouca quantidade de produto e por isso são tão valiosos.

Quais os tipos de Combustível fóssil e como são usados?

Hoje, há três principais exemplares de combustível fóssil: petróleo, gás natural e carvão mineral (ou natural). O primeiro, é um líquido, geralmente escuro, que pode ser refinado e transformado em gasolina, óleo diesel, querosene de avião, solventes, servir de matéria-prima para gás de cozinha e até para a fabricação de plástico.

O gás natural, por sua vez, também encontrado em reservas naturais subterrâneas, pode ser usado como combustível, matéria-prima para a fabricação de alguns produtos e como fonte de calor para gerar aquecimento de casas no inverno, por exemplo.

Já o carvão vegetal tem como uso principal a queima para gerar calor. Esse calor pode ser aplicado em diferentes contextos, como na forma de combustível para transportes (em navios e trens, embora essa prática tenha caído em desuso) ou como parte do processo de geração de energia elétrica em usinas termelétricas.

De toda forma, esses três exemplos são os mais usados a nível global quando o assunto é combustível fóssil. Apesar de serem muito poluentes, eles ainda são a principal fonte de energia no mundo e assim serão por muito tempo. Se esse tipo de assunto te interessa, não deixe de ler outros artigos aqui no Consumo Combustível e aprenda ainda mais sobre o tema!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais