Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Chevrolet Joy e Joy Plus desapareceram da loja, o futuro no Brasil é cheio de incertezas

0

Depois de quase dois anos sob os nomes de Chevrolet Joy e Joy Plus, a geração mais velha Onix e o primo de última geração Prisma desapareceram da concessionária. Os vendedores afirmam que não devem mais recebê-los em estoque e que ambos podem ser descontinuados, tornando Onix e Onix Plus a ferramenta de entrada da marca. Em contraste, a General Motors nega o fim da produção e afirma não haver mudança no portefólio de produtos da marca.

No entanto, o distribuidor notificou que todas as unidades do par haviam sido vendidas e nenhum lote novo era esperado para ser recebido. Alguns vendedores na Grande São Paulo afirmam que a produção de automóveis vai acabar em breve, outros confirmaram que a fabricação está paralisada e deve ser retomada ainda este ano.

A Chevrolet afirmou em nota: “A produção na fábrica de São Caetano do Sul parou, e esses e outros modelos são produzidos lá. Como anunciamos anteriormente, ela retomou a produção no dia 26”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul anunciou que o desaparecimento da versão antiga do Onix na loja estava relacionado à época em que a fábrica do ABC Paulista estava fora do ar. Segundo a entidade, a modernização da linha de montagem para a produção da Nova Montana foi concluída no final deste mês.

Geração antiga vendeu mais que a nova

Os dois carros mais afetados pela escassez de semicondutores são Onix e Onix Plus. A linha de briquetagem de Gravataí (RS) está paralisada há quase quatro meses e recentemente retomou as operações. Ao mesmo tempo, os líderes da GM são Joy e Joy Plus. De acordo com levantamento da Jato Dynamics, entre julho de 2020 e março deste ano, a versão antiga corresponde a 6,8% a 18,5% do market share de vendas da tampa do hatch (carroceria nova e velha).

chevrolet joy plus 6 scaled

A situação começou a mudar em abril e, de maio a julho, as vendas de Joy ultrapassaram o de Onix. No sétimo mês deste ano, o Onix atualizado foi responsável por cerca de 10% das vendas totais de hatchbacks compactos da GM.

Mais vendidos do Brasil

As máquinas, aliadas a um bom espaço interno e uma lista de equipamentos com preços razoáveis ​​para os veículos de entrada, fizeram do Onix o carro mais vendido no Brasil por quatro anos consecutivos – de 2015 a 2019, a partir da primeira geração. O Prisma, agora Joy Plus, não é excessivo e costuma estar entre os cinco carros mais vendidos do país.

História de sucesso

As gerações atuais de Joy e Joy Plus estão no mercado desde 2013. Naquela época, o Onix foi revelado com o Prisma de segunda geração – desta vez, baseado em um hatch sem precedentes e não mais baseado no Celta.

galeria joy plus exterior 1

O modelo compacto foi pioneiro na categoria de motores SPE / 4 e foi equipado com uma hélice 1.0 aspirada de 80 cv e 9,5 kgfm ou um motor 1.4 aspirado de 106 cv e 13,96 kgfm. As opções de transmissão incluem manual ou automático, cada um com seis velocidades.

Preço próximo ao da geração atual

Outra razão pela qual a GM pode dobrar para baixo é que os preços do Joy e do Joy Plus estão próximos do valor de entrada de seus equivalentes atualizados. Ainda disponível no site, a versão preta única do hatch custa 61.590 reais. O Onix atual custa a partir de R$ 66.450.

Também em configuração única, o custo do sedã é de 66.150 reais. O equivalente a três volumes começa em 72.390 reais. Portanto, para versões mais novas e mais seguras, a diferença de preço é basicamente pequena – por exemplo, Joy tem apenas dois airbags, enquanto o Onix tem seis – e mais.

 

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais