O SUV elétrico BYD Tan é o primeiro veículo da marca chinesa BYD a fazer estreia no Brasil. Até então a montadora se limitava apenas a seu país, mas recentemente anunciou a pré-reserva do que será o primeiro SUV elétrico com sete lugares do Brasil.
Está mais que claro o interesse da BYD em nosso país, afinal, ela também afirmou a inauguração de 35 concessionárias, a fim de iniciar as vendas de seu veículo aqui.
A BYD é uma fábrica chinesa com sede em Xian que entrou no mercado automobilístico em 2003 e conta com a produção de automóveis, ônibus e caminhões. A marca foi de 2015 a 2018 a maior produtora de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos.
Além de concentrar boa parte de seus esforços no mundo das quatro rodas, a firma também é uma grande fornecedora de componentes para smartphones, notebooks e tablets.
A empresa se compromete com um futuro baseado em energias limpas e sustentáveis, por meio da eletricidade.
O que é o SUV elétrico BYD Tan?
De acordo com a BYD, o lançamento de seu SUV em nosso país está planejada para ocorrer entre janeiro e fevereiro. O valor para o carro será entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
O carro pertence à série Dinasty, pois é um veículo com bastante classe, luxo e refinado. O nome “Dinasty” da série de modelos se dá, porque cada carro recebe o nome de um antigo imperador da China.
Trata-se de um carro elétrico robusto e moderno. O modelo veio para rivalizar com outros SUVs, como o Mercedes-Benz EQC400 e o Audi e-tron.
Justamente pela BYD ser uma grande produtora de lítio-ferro, a bateria Blade do veículo é feita de fosfato de ferro-lítio. Ela conta com 86,4 kWh e uma autonomia de 437 km, conforme o Inmetro (395 km em estradas e 472 km em áreas urbanas).
Dimensionamento
Em relação a suas medidas, o BYD Tan possui 1,95 de largura, 4,87 de comprimento, 2,82 de entre-eixos e 1,72 de altura. Justamente pelo fato de ter uma grande dianteira, o BYD Tan se assemelha a um SUV convencional, mas isso não passa de uma impressão.
Ele conta com rodas de aro 22 e de acordo com a empresa de veículos, o porta-malas possui até 235 litros quando os sete assentos estão em uso, ou 940 litros quando cinco assentos estão em uso, ou, até mesmo, 1655 litros, se a segunda e a terceira fileiras estiverem rebaixadas.
Equipamentos
Como era de se esperar de um carro elétrico, o Tan possui uma série de equipamentos que compõem a experiência do carro. Ele tem em seu repertório: sensor de pressão nos pneus, auxiliar de descida e de partida quando se está em rampas, piloto automático adaptativo (ACC), luzes dos painéis e faróis LEDs, frenagem automática de emergência, correção no volante e muitas outras funções que auxiliam o motorista durante suas viagens.
O interior também não fica de fora quando o assunto é tecnologia. A cabine tem um design caracterizado por um toque macio e a BYD também disponibilizou uma central multimídia com uma tela de uma qualidade invejável.
A central tem 16,6 polegadas e conta com uma interface bastante intuitiva e ágil. Entretanto, a empresa ainda está trabalhando no Apple CarPlay e o Android Auto para a devida integração no sistema. Há também câmeras com visão 360° e uma resolução de qualidade, teto solar panorâmico e ainda um cartão NFC que pode substituir a chave.
Destaques do SUV elétrico BYD Tan
De fato, deu para perceber que a marca não tem o menor interesse em produzir apenas mais um SUV, o pacote de tecnologia interna, externa, um design realmente luxuoso e um SUV elétrico de sete lugares com baterias de qualidade definem a atenção dado pela montadora chinesa.
Bateria
Talvez o maior destaque e novidade do Tan seja sua nova bateria Blade. A marca alega que apenas 30 minutos já são suficientes para se obter um valor entre 30% e 80% da bateria. O BYD Tan tem dois motores elétricos, um em cada eixo, o dianteiro com 245 cv o traseiro de 272 cv.
É comum o peso de carros elétricos ser bem significativos por conta da presença das grandes baterias, ocorre exatamente o mesmo com o BYD Tan. Em decorrência de seus 2.455 kg, o carro acaba por se inclinar um pouco durante curvas.
Potência
O SUV conta com a potência de 517 cv, 69,3 mkgf de torque e uma celeridade de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. Números realmente surpreendentes. e
Carros elétricos no Brasil
Carros elétricos ainda não são tão comuns no Brasil por diversos motivos, como o alto preço de modelos que chegam aqui. Entretanto, o crescimento dos elétricos é uma tendência que está afetando o mundo todo e o Brasil é um dos países que, aos poucos, a eletricidade automobilística ganha espaço.
Já é possível notar o aumento de postos de energia para o abastecimento de motores elétricos em lugares públicos, postos de gasolina e até mesmo em estacionamentos de condomínios e shoppings. Inclusive, a BMW foi a primeira empresa a estabelecer carros elétricos e postos de recarga no Brasil.
Atualmente existem 46.851 veículos elétricos no país, porém é muito provável que este número ainda há de aumentar bastante ao decorrer dos anos e a melhor acessibilidade dos elétricos. O que resta é esperar pelo futuro da eletricidade.