Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Carros autônomos terão segurança similar a dos aviões

2

Os veículos de hoje são projetados para motoristas. Portanto, agências de segurança em diferentes países e mercados consumidores ainda não formularam regras específicas para veículos autônomos. Mas a Amazon e seu departamento de táxi robótico Zoox revelaram que agora podem apontar pelo menos 100 inovações de segurança e distinguir modelos independentes de modelos tradicionais.

carro autonomo

Um exemplo de tecnologia inovadora é o controle individual da velocidade, potência e direção de cada roda. Espera-se que essa tecnologia forneça uma direção mais precisa, encurte a distância de parada durante a frenagem de emergência e faça o veículo responder mais rápido em situações adversas (como alguns segundos antes de uma colisão).

Ainda não há legislação para carros autônomos

Os Estados Unidos são um dos países que há vários anos permitem que os autônomos façam exames. Desde 2017, o Congresso tenta aprovar um projeto de lei sobre os veículos autônomos, mas sem sucesso. Segundo a Agência de Notícias Axios, até a Casa Branca já divulgou diretrizes, mas não há mais regulamentação específica para os fabricantes.

Fabricantes como Tesla, Volvo, Mercedes-Benz, Ford e General Motors começaram a experimentar a tecnologia de direção semiautônoma e às vezes vão longe demais em marketing, como o sistema de piloto automático da Tesla. No entanto, de acordo com Zoox (da Amazon), qualquer modelo de condução humana derivado dos veículos atuais não fornecerá garantias de segurança adequadas para os passageiros no modelo de direção autônoma.

bosch self drivivng technology 5

Por causa dessa “colcha de retalhos” legal, a indústria agora tenta estabelecer premissas básicas para a segurança de seus veículos.

Nesse sentido, Amazon e Zoox afirmam que já podem apontar pelo menos 100 inovações em segurança que irão diferenciar os veículos autônomos dos modelos “feitos para motoristas humanos”.

As duas empresas afirmaram que enviarão documento à NHTSA (National Road Traffic Safety Administration), responsável por definir as regras de trânsito e as leis de segurança no trânsito dos EUA.

Autônomos não têm frente nem traseira

Amazon e Zoox criaram um veículo independente em forma de caixa com rodas em ambas as extremidades. As portas dos vagões abrem lateralmente, como as dos trens. No interior, o veículo tem assentos envolventes em forma de U em dois bancos virados para a frente que podem acomodar até 4 passageiros.

O design é semelhante ao Cruise Origin da GM, mas o assento deste último é equivalente ao banco traseiro de um carro comum. Além disso, a Zoox afirma que seus veículos são inovados por meio de outras tecnologias, que só são aplicáveis ​​a carros autônomos devido ao controle totalmente informatizado.

intel mobieye carro autonomo

Portanto, as quatro rodas são completamente independentes em termos de direção e motor. Portanto, cada roda pode controlar individualmente a velocidade, potência e direção. Por causa de sua rotação independente, os veículos podem manobrar lateralmente em um pequeno espaço, o que é impossível para carros comuns.

De acordo com a empresa, isso também leva a uma direção mais precisa, distâncias menores de estacionamento e melhores condições para os veículos responderem a situações de perigo.

Segurança semelhante a dos aviões

O veículo em forma de caixa (sem frente transparente) é bidirecional. Em outras palavras, isso significa que o modelo nunca terá que dar meia-volta e inverter. Da mesma forma, os faróis podem se tornar luzes traseiras e vice-versa.

Se os LEDs não forem usados ​​como padrão, isso significa mais custos de adaptação. Também não há sistema que possa falhar sem ajuda. Se algo der errado, o backup será iniciado automaticamente. Ele permite que o veículo siga até que possa parar com segurança. Este controle redundante de direção e potência é semelhante ao de um avião. Com ele, são duas baterias e dois motores elétricos. Mas o veículo só pode funcionar com uma bateria ou um motor.

Todos os passageiros bem seguros

Outro ponto é a proteção dos passageiros. Nos carros atuais, especialmente nos modelos mais caros, o motorista é o passageiro mais protegido. Isso porque há airbags dianteiros (volante), laterais (porta), de cabeça (pilar e teto) e até de joelho (coluna de direção). Tudo é para proteger o motorista em caso de colisão.

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais