Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

Carros antigos que vão receber placa preta em 2022

1

Carro velho que nada. Carro de colecionador. E tem gente que gosta bastante de carro antigo por vários motivos, desde nostalgia até por gosta das funcionalidades do carango. Além disso, tem pessoas que colecionam carros considerados raros e viram um acontecimento social quando andam nas ruas do Brasil.

Além disso, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) fornece com que esses carros forneçam o direito de ter uma placa exclusiva para colecionadores, que precisa seguir, no entanto, algumas regras.

O que é a Placa preta?

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), um carro que recebe a placa de cor preta é para aqueles que colecionam carros antigos ou apresentam um modelo bastante raro de veículo. No entanto, para conseguir este emplacamento, precisa seguir alguns critérios de conservação e originalidade. Além disso, os carros precisam ter 30 anos de existência.

o que é a placa preta

Fonte/Reprodução: original

Quais os carros antigos que vão receber placa preta em 2022?

No ano de 2022, os carros que são originais de 1992 vão completar 30 anos e os seus motoristas poderão pedir a tão famosa placa preta. A seguir, vamos apresentar os carros que vão receber a placa preta. Conhece alguns deles?

Omêga

Um dos sedans mais tradicionais da Chevrolet nos anos 90 finalmente vai receber o direito de receber uma placa de colecionador. Na época, o carro era considerado um dos mais modernos e o seu objetivo era substituir o famoso Opala.

Kadett Conversível

Outro sedan clássico da Chevrolet também completou 30 anos. Estou falando do tradicional Kadett Conversível, que é uma versão rara de um carro que foi bastante popular no final dos anos 80 e início dos anos 80.

Tempra Cupê

O sedan de duas portas da Fiat era um dos queridinhos carros dos anos 90. Após sair de linha, se tornou um objeto raro e de colecionador. Em 1991, ele foi lançado no Brasil com a versão de quatro portas. Mas, em 1992, surgiu o Tempra Cupê, que tinha duas portas e na parte traseira tinha janelas estilo basculante.

Mas, o fracasso do Tempra de duas portas fez com que virasse um carro de colecionador.

Gol 1000

Em 92, o Gol 1000 ficou conhecido com o seu emblema personalizado, no qual os nomes Gol e 1000 cruzavam com a letra “O” do Gol. O nome era uma forma de comemorar o surgimento do motor 1.0. Também ficou conhecido como Gol quadrado por conta do seu formato.

Ford Royale

Para concorrer com o Santana do Volkswagen, a Ford lançou a Royale visando ser a substituta da Belina. A sua principal característica é que a sua carroceria era diferenciada por ser apenas duas portas. Só ficou quatro anos em linha.

Quantos anos o carro precisa ter para usar placa preta?

Não são todos os carros antigos que podem usar a placa preta e precisam seguir algumas regras. A primeira é ter 30 anos de fabricação, não ter sofrido alterações no seu projeto original, integrar uma coleção e, por fim, apresentar um Certificado de Originalidade, emitido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Para quem gosta de carros antigos, compartilhe este texto para mais pessoas ou continue acompanhando o nosso site.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais