A Ford é o primeiro fabricante a assinar um acordo de cooperação com o Grupo Volkswagen e usará a agora famosa plataforma modular MEB para uma série de novos veículos elétricos.
Porém, se a base for de descendência alemã, a marcação oval azul indica que, aliás, os carros fabricados nesta plataforma serão 100% Ford. É impossível confundi-los com qualquer modelo da série ID, nem com Skoda, Seat ou Audi. Qual é o problema? Isso vai ser muito “americano”.
O primeiro modelo Ford elétrico
O primeiro modelo Ford produzido em colaboração com a Volkswagen Electric será colocado no mercado em 2023, mas deve ser exibido antes do final do ano. Existem muitas suposições sobre o tipo de carro que pode ser. O mais citado é o SUV.
Este será um carro elétrico com suspensão superior, localizado sob o Mustang Mach-E. Está previsto para ser realizado em Colônia, na Alemanha, onde a Ford possui uma fábrica de longa data que também produz carnavais, que a empresa pretende transformar no chamado “Centro de Eletrificação de Colônia”.
Como a Ford disse que usará MEB em modelos compactos, alguns especulam que o primeiro carro na plataforma pode ser um carnaval elétrico ou até mesmo um Focus elétrico.
No entanto, a empresa se concentra em um modelo diferente. O SUV concorrente da ID.4 terá uma personalidade completamente diferente do best-seller alemão. Stuart Rowley, chefe da Ford Europa, explicou o que estava preparando:
“A Ford é o único fabricante americano na Europa e isso nos dá uma oportunidade única. Devemos aproveitar esta oportunidade e apresentar um carro que incorpore todas as características de nossa marca: é algo que os motoristas nos pedem”.
Considerando o Mustang Mach-E e o recentemente lançado crossover Evos especificamente para o mercado chinês, fica claro que o SUV elétrico que será lançado em 2023 terá uma aparência esportiva e linhas suaves.
No entanto, a Ford também pode tomar uma direção completamente diferente e inspirar-se em algumas inspirações do passado para criar este novo carro elétrico, o que não é completamente impossível. Afinal, os efeitos da cirurgia de renascimento com Mustang estão além da imaginação dos profissionais de marketing.