Se você já parou em um posto de gasolina e se perguntou com qual combustível abastecer o tanque do carro, seu problema está resolvido – pelo menos para quem possui um modelo Volkswagen.
A marca alemã agora fornece uma calculadora para determinar qual combustível é mais econômica e ecologicamente benéfico.
Isso porque a tecnologia também pode quantificar o poluente CO2 (dióxido de carbono) emitido por cada veículo.
Essa é uma das várias ações que estamos realizando com foco na descarbonização. Essa ferramenta não é apenas um facilitador na vida dos clientes, eles não precisam mais realizar cálculos matemáticos, mas também ajuda a melhorar a compreensão das emissões de dióxido de carbono, que são os principais gases causadores do efeito estufa e das mudanças climáticas, porque mostra a quantidade de Diferencie o dióxido de carbono fóssil emitido por cada combustível usado pelo seu veículo
Como funciona a calculadora da Volkswagen
Para saber qual combustível escolher, basta preencher o respectivo preço por litro de cada combustível, e o aplicativo exibirá imediatamente o resultado.
O motorista precisa apenas preencher os respectivos preços de etanol e litros de gasolina, podendo ainda escolher a finalidade do veículo que vai utilizar: urbano, rodoviário ou híbrido. Atualmente, a novidade está no App MeuVolkswagen do sistema Android e, em alguns dias, também será aplicável ao sistema iOS.
A calculadora ainda possui um algoritmo específico para cada versão de cada modelo.
Para veículos com características diferentes (carroceria, motor, caixa de câmbio), a tecnologia pode distinguir cada modelo, como T-Cross 1.0 turbo manual e T-Cross 1.4 turbo automático.
Além disso, o cliente seleciona o perfil de uso com que usará o veículo: cidade, estrada ou híbrido.
Em termos de emissões de poluentes, a ferramenta usa um método “do poço à roda” para adicionar CO2 não renovável emitido pelo escapamento de automóveis às emissões de CO2 durante a produção e transporte de combustível.
Como outros gases podem ser emitidos durante o processo produtivo, seu impacto no efeito estufa pode ser convertido em “CO2 equivalente”, e o subscrito “e”: CO2e costuma ser adicionado.
O valor apresentado nesta ferramenta é estimado pela Volkswagen Brasil com base nos dados de consumo de energia do Programa Brasileiro de Rotulagem de Veículos do Inmetro (PBEV) e na intensidade de carbono do combustível do programa RenovaBio.
Para o etanol, considere o valor médio da certificação divulgado pela produtora quando o método foi definido.