Provar fraudes nos postos de combustivel envolve uma serie de aparelhos e procedimentos complexos. Mas tudo isso será resolvido em breve com um unico app de celular.
Algo que poderá ser feito por qualquer consumidor. O projeto consiste instalação de um hardware que faz a leitura da quantidade de combustível que é apresentada na bomba. A garantia de que o equipamento está correto é feita por uma assinatura digital que poderá ser checada por meio dos aparelhos.
Essa nota vai comprar se as bombas estão corretas ou não.
Fraudes no Brasil ultrapassam os limites
Para se ter uma ideia, por ano cerca de 20 mil casos são autuados pelo INMETRO. Numero que fica ainda mais impressionante quando se considera toda a complexidade para evidenciar as fraudes.
As bombas medidoras de combustível tem uma assinatura eletrônica muito complexa, com placas de circuitos e ‘software’. Em muitos casos são necessárias uma análise laboratorial para produzir provas materiais contra os infratores, afirmou o chefe de metrologia.
Falando dos levantamentos divulgados pela federação nacional de comércio e combustível, o chefe das divisões de gestão técnica do INMETRO, Bruno de carvalho.
Aplicativo de fiscalização das bombas de combustível
A fiscalização vai ser feita por ‘smartphone’ a ser disponibilizada no INMETRO. Por meio do Bluetooth, será possível verificar as assinaturas digitais da bomba que foi violada.
A informação é enviada para o INMETRO, caso tenha uma violação.
“As bombas de combustível deverão ter informações sobre sua identidade – como o endereço do posto, sua data de fabricação e se o certificado metrológico ICP-Brasil está instalado – disponíveis a qualquer pessoa”.
Segundo o INMETRO, a ideia inicial era deixar este app disponível apenas para os fiscais, porem com a simplicidade do aplicativo, se tornou possível estender o uso para o publico em geral.
O App ainda está em teste e vai ser liberado assim que for finalizado.