Lançado em março de 2021, o Toyota Corolla Cross foi um best-seller, mesmo à frente do tradicional sedã Corolla alguns meses depois. O modelo revolucionou a categoria de SUVs de médio porte com uma versão flex-hybrid, tornando-se o único modelo eletrificado entre os SUVs mais vendidos. No entanto, os modelos feitos pela marca japonesa em Sorocaba (SP) também foram criticados por alguma simplicidade.
Um deles são os escapamentos e o silenciador na traseira, que são bem óbvios e destoam do visual requintado do SUV. Pois bem, a linha 2023 do Corolla Cross está chegando às lojas de forma leve para minimizar os problemas. Os escapamentos e silenciadores foram “camuflados” e agora são pintados de preto fosco. Ou, pelo menos, parte dela.
Nesse sentido, apenas as ponteiras de escapamento e parte do silenciador são em preto fosco na tentativa de se disfarçarem no para-choque traseiro. No entanto, comparando o modelo com unidades europeias (abaixo) e unidades norte-americanas é suficiente ver que o Corolla Cross brasileiro pode de fato oferecer uma solução aprimorada.
Nestes mercados, o Corolla Cross está equipado com amortecedores laterais. Bem encaixada sob o piso, a peça não fica tão exposta quanto o modelo brasileiro. Nesse sentido, não há nada para comprometer o ângulo de partida do SUV – 36 graus – além de um visual mais harmonioso.
Mais motivos Para a alta das criticas no Toyota
Outra fonte de insatisfação dos consumidores do Corolla Cross é o estilo do freio de estacionamento. O acionamento por pedal foi considerado antes dos tempos modernos, mas foi rejeitado e hoje não é visto com bons olhos. O positivo, porém, é que libera uma bela área no console central, o que deixa muita gente feliz. Ainda assim, a marca poderia ter optado pela ativação de botão eletrônico. Mais simples e mais bem aceito. No entanto, é caro. Claro, isso influenciou a decisão da marca japonesa.
Recentemente, as diferenças no conteúdo dos SUVs da Toyota em vários mercados também atraíram a atenção. As lacunas na lista de equipamentos são enormes. Na Europa, por exemplo, o projeto do utilitário sequer está disponível como opcional no National Corolla Cross, desde os detalhes da ótica até a central multimídia com tela de 10,5 polegadas, conexão sem fio ao Android Auto e Apple CarPlay plataformas e serviços para a Internet. Aqui não. O teto solar panorâmico, finalmente, também está disponível apenas no Velho Continente.