Hoje, a Rolls-Royce vende apenas carros equipados com motores a gasolina V12, mas as hélices barulhentas estão numeradas. A montadora anunciou nesta quarta-feira (30) que seu primeiro carro elétrico produzido em série, Specter, será lançado em 2023. No entanto, a notícia mais marcante é que o motor de combustão interna será extinto em 2030.
Com este novo produto, lançamos as bases para a eletrificação de todo o portfólio de produtos em 2030. Até então, a Rolls-Royce não estará mais envolvida na produção ou venda de quaisquer produtos de motores de combustão interna.
Rolls-Royce Motor Cars
O executivo não revelou mais detalhes sobre o futuro dos veículos de combustão interna até 2030, como Mirage, Cullinan e Ghost, mas todos eles podem mudar para elétricos ou parar o serviço. O futuro do Phantom é mais fácil de adivinhar porque o Spectre será construído na mesma plataforma. Além disso, o 103EX Vision Next 100 Concept, um carro-conceito elétrico lançado em 2016, também é inspirado no Phantom. Portanto, Spectre será uma versão elétrica do modelo icônico.
“Em 2016, a Rolls-Royce Motor Cars introduziu o Phantom e a ‘arquitetura luxuosa’ feita de alumínio. A estrutura escalável e flexível que suporta os futuros modelos da Rolls-Royce irá beneficiar o Spectre”, disse Müller-TVs. O CEO finalmente disse: “Este não é um protótipo. Este é um modelo real. Será testado para que todos possam assistir. Nossos clientes receberão os primeiros carros do último trimestre de 2023.”
Atualmente, o objetivo da maioria dos fabricantes é eletrificar suas frotas. É o que deve acontecer na Europa, porque a União Europeia (UE) pretende banir os carros a gasolina e a diesel, inclusive os híbridos, até 2035. Informações sobre o desempenho, alcance e preço do Spectre só devem ser divulgadas no próximo ano.