Mais do que nunca, as pessoas estão pensando em mudar para carros elétricos. Com as isenções de impostos para carros elétricos, tanto o meio ambiente quanto o setor automotivo podem lucrar. Ou não.
Descubra como a isenção de impostos para carros elétricos pode gerar lucro ou se não vai mudar em nada de importante.
A Isenção de Impostos para Carros Elétricos Gera Mais Lucro que Benefícios?
A discussão sobre a isenção de impostos para carros elétricos voltou à tona no início deste mês de março. O presidente da Anfavea afirmou:
Que tal benefício (isenção de impostos) só beneficia a indústria fora do País
Márcio de Lima Leite
No Brasil, o mercado de carros elétricos é mínimo diante dos 2 milhões de veículos vendidos por ano, ou seja, sua participação será apenas 0,4% em 2023.
No entanto, esses carros são muito lucrativos: estima-se que o incentivo fiscal concedido em doze anos atingirá US$ 3,6 bilhões: 6 vezes os R$ 3 bilhões em benefícios dados à indústria pelo Inovar-Auto e Rota 2030 no mesmo período.
Qual foi o tema discutido no início do mês?
O tema discutido no início do mês foi a eficácia e a legitimidade da isenção de imposto de importação aplicada a carros elétricos.
Quem criticou o benefício?
O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, criticou o benefício atual por ser “uma regra solta”, sem data para acabar e sem pedir nada em troca.
O que motivou essa crítica?
Essa crítica foi motivada pelo fato de que tal benefício prejudica a decisão de produzir veículos elétricos no Brasil e só beneficia a indústria fora do País.
Quais são as consequências desse incentivo?
Esse incentivo não contribuiu para reduzir emissões, não incentivou a criação de empregos na indústria nacional e nem trouxe a nacionalização desta tecnologia ao País. Por isso, é necessário rever essa política e exigir algo em troca do benefício concedido.
Isso acaba prejudicando a decisão de produzir veículos elétricos no Brasil que até então ainda segue em um impasse. Resta para nós esperar para ver.