Consumo Carros, Consumo Motos, Consumo Combustível

A Isenção de Impostos para Carros Elétricos é Boa ou Ruim para o Brasil?

1

Mais do que nunca, as pessoas estão pensando em mudar para carros elétricos. Com as isenções de impostos para carros elétricos, tanto o meio ambiente quanto o setor automotivo podem lucrar. Ou não.

Descubra como a isenção de impostos para carros elétricos pode gerar lucro ou se não vai mudar em nada de importante.

A Isenção de Impostos para Carros Elétricos Gera Mais Lucro que Benefícios?

A discussão sobre a isenção de impostos para carros elétricos voltou à tona no início deste mês de março. O presidente da Anfavea afirmou:

Que tal benefício (isenção de impostos) só beneficia a indústria fora do País

Márcio de Lima Leite

No Brasil, o mercado de carros elétricos é mínimo diante dos 2 milhões de veículos vendidos por ano, ou seja, sua participação será apenas 0,4% em 2023.

a isencao de impostos para carros eletricos gera mais lucro que beneficios 1
Carro elétrico sendo carregado – Fonte/Reprodução: original.

No entanto, esses carros são muito lucrativos: estima-se que o incentivo fiscal concedido em doze anos atingirá US$ 3,6 bilhões: 6 vezes os R$ 3 bilhões em benefícios dados à indústria pelo Inovar-Auto e Rota 2030 no mesmo período.

Qual foi o tema discutido no início do mês?

O tema discutido no início do mês foi a eficácia e a legitimidade da isenção de imposto de importação aplicada a carros elétricos.

Quem criticou o benefício?

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, criticou o benefício atual por ser “uma regra solta”, sem data para acabar e sem pedir nada em troca.

O que motivou essa crítica?

Essa crítica foi motivada pelo fato de que tal benefício prejudica a decisão de produzir veículos elétricos no Brasil e só beneficia a indústria fora do País.

Quais são as consequências desse incentivo?

Esse incentivo não contribuiu para reduzir emissões, não incentivou a criação de empregos na indústria nacional e nem trouxe a nacionalização desta tecnologia ao País. Por isso, é necessário rever essa política e exigir algo em troca do benefício concedido.

Isso acaba prejudicando a decisão de produzir veículos elétricos no Brasil que até então ainda segue em um impasse. Resta para nós esperar para ver.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais