A taxa de reprovação em exames teóricos varia de Detran para Detran. Em média, 50% dos candidatos que se classificam pela primeira vez são reprovados na primeira tentativa. Isso se deve principalmente ao despreparo dos candidatos, pois muitos alunos não entendem o conteúdo, mas se preocupam em “modificar” a resposta. Além disso, é claro, a tensão durante o teste.
A Tecnodata e o Portal do Trânsito elaboraram uma série de técnicas para ajudar os futuros motoristas a passar na prova teórica, que é de primeira classe. Veja o que são!
Saiba com antecedência como será a prova
Na maior parte do país, a prova teórica tem 30 questões objetivas, ou seja, questões de múltipla escolha, e há apenas uma opção correta. De acordo com a lei, a distribuição dos problemas é proporcional à carga horária dos cursos teóricos (contando uma prova de 30 questões): 12 legislações (incluindo infrações e sinalização), 10 direção defensiva, 03 primeiros socorros, 03 cidadania e meio ambiente e 02 mecânica básica. Para ser aprovado, a candidata precisa obter no mínimo 70% da taxa de acerto do exame, se ela tiver um total de 30 questões equivale a 21 questões.
Preste bastante atenção nas aulas teóricas
O curso teórico é de 45 horas / aula, devendo ser cumprida toda a hora de estudo. Portanto, não perca tempo! Use seu tempo em aula para realmente aprender. Fique atento às informações fornecidas pelo docente, ao conteúdo da introdução e ao material didático utilizado. Preste atenção às dicas, recomendações de sites e materiais complementares. E não se esqueça de tirar todas as dúvidas antes de agendar o exame!
Estude em casa também
Aprender apenas em um curso teórico não é suficiente para evitar o fracasso. Antes da aula, leia as apostilas que você recebeu e destaque seus pontos mais difíceis. Após a aula, releia o que você aprendeu e verifique se suas anotações foram esclarecidas.
Siga as instruções do instrutor no site e materiais complementares para ajudá-lo em seus estudos. Aproveite também para verificar se o centro de formação de motoristas que inscreveu não possui materiais para venda ou empréstimo.
Estude mais o que você tem maior dificuldade
Há uma boa chance de que mais perguntas do que você imagina passem no teste. Nesse caso, é melhor não confiar apenas na sorte. No curso teórico, você será capaz de identificar claramente o que está se tornando cada vez mais difícil para você entender. Tente se concentrar nos problemas mais difíceis que encontrar. Dê-lhes mais tempo de aprendizagem. Para verificar se você está realmente pronto para fazer o exame, teste seus conhecimentos com provas específicas sobre esses conteúdos.
Leia bastante para melhorar a interpretação de texto
Uma das principais razões para a reprovação no exame teórico é que é difícil para os candidatos saberem como explicar o problema. Na maioria dos casos, o que acontece é que o candidato não entende a pergunta e, portanto, não pode responder à pergunta. Para melhorar a natureza explicativa do teste, é ideal ler mais notas de aula e outros materiais relacionados. Isso o ajudará a se familiarizar com a linguagem e a terminologia técnica da área. No exame, isso definitivamente será diferente.
Faça simulados
A prova de simulação teórica é fundamental para entender o padrão da questão e diminuir a tensão no dia da prova. Não se limite à obrigação de realizar testes específicos no final de cada disciplina e simulações gerais após o curso teórico. Tente fazer mais testes para se acostumar com a linguagem usada na pergunta e verifique se há conteúdo pouco claro. Existem materiais específicos para os alunos praticarem, pergunte ao seu professor! Além disso, a maioria dos Detrans oferece vários testes de simulação em seu site oficial.
Não seja precipitado para fazer o exame
Se você ainda tiver dúvidas sobre algum conteúdo, não se arrisque! Faça mais pesquisas e agende exames apenas quando tiver certeza. Além das notas de aula, existem inúmeros materiais didáticos para auxiliá-lo: vídeos, bancos de perguntas, testes específicos, simulações, etc. Converse com seu palestrante ou pesquise na Internet, com certeza você encontrará várias opções!
Leia as perguntas mais de uma vez durante a prova
Muitas pessoas têm medo das famosas “pegadinhas” do jogo, mas para evitá-las, fique calmo e atento.
Preste muita atenção à definição do problema para compreender o problema real. E só depois disso, você tenta encontrar a alternativa correta, ou seja, consegue responder com precisão a alternativa solicitada. Não seja impulsivo! Leia a pergunta o máximo possível para evitar ser enganado.
Na prova, faça as questões mais fáceis primeiro
Durante o teste, leia todas as perguntas e faça as perguntas para as quais você determinou a resposta primeiro. No entanto, leia cada livro com atenção para não cair em nenhuma “pegadinha”! Em seguida, gerencie o tempo restante para analisar melhor os problemas restantes. Leia calmamente um por um até que não haja dúvidas de qual é a resposta correta.
Planeje-se e mantenha a calma na hora do exame
Antes do exame, tente dormir e comer. Determine o endereço do local com antecedência e saia de casa o mais rápido possível para evitar atrasos. Fique calmo e evite estudar alguns minutos antes da hora do teste. Faça alguns exercícios relaxantes enquanto espera o teste para reduzir a tensão. Ao fazer o exame, preste atenção às diretrizes do examinador, respire fundo, concentre-se no exame e não se preocupe com quem o concluirá primeiro. Preste atenção ao limite de tempo do teste e responda a todas as perguntas.